RÁDIO BPA

TV BPA

Espanha e Portugal anunciam Ucrânia na ‘candidatura europeia’ para a Copa de 2030

Países ibéricos já concorriam justas para sediar mundial do futebol. Portugal e Espanha anunciaram nesta quarta-feira (5) a adesão da Ucrânia em sua candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030, em uma ação que visa dar “esperança” e mostrar solidariedade ao país afetado pela guerra.
“A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) incorporaram a Associação Ucraniana de Futebol (UAF) à ‘Candidatura Ibérica’ para organizar o Mundial de 2030”, afirmou a RFEF em comunicado.
“Hoje é um momento inicial em que gostaríamos de apresentar ao mundo esta candidatura europeia”, afirmou Luis Rubiales, presidente da RFEF, em coletiva de imprensa juntamente aos dirigentes da FPF, Fernando Gomes, e da UAF, Andriy Pavelko, na sede da UEFA, localizada na cidade suíça de Nyon.
“Todos desejamos que em 2030 a guerra já tenha acabado”, afirmou o presidente da FPF, que acrescentou que mesmo quando as hostilidades terminarem, a “Ucrânia precisará da nossa ajuda e estaremos lá”.
“Ajudar os ucranianos significa integrá-los em projetos dessa dimensão, dar esperança em relação ao futuro”, afirmou Gomes.
‘Símbolo de união’
A edição de 2030 irá comemorar o centenário do torneio, que ocorreu pela primeira vez em 1930, no Uruguai. Por conta disto, os três países querem “simbolizar a união da Europa”, pontuou Pavelko.
“O futebol é um fenômeno social importante, que dá suporte aos ucranianos nestes momentos de dificuldade”, concluiu o presidente da federação ucraniana, que acredita que “a guerra acabará e vamos organizar as partidas do Mundial de 2030 no mais alto nível com Espanha e Portugal”.
Os detalhes sobre como a Ucrânia será integrada na candidatura serão revelados no futuro, mas já se sabe que a adesão do país não irá alterar o roteiro estabelecido: “A Espanha mantém suas 11 sedes e Portugal seguirá com três”, apontou em comunicado a federação espanhola.
A inclusão teve apoio da UEFA e dos governos de Espanha e Portugal, assim como do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.
O anúncio oficial sobre a candidatura em conjunto ocorreu em 5 de junho de 2021, antes de um amistoso entre as seleções de Espanha e Portugal no Estádio Metropolitano, em Madri. Na ocasião, estiveram presentes o primeiro-ministro português, Antonio Costa, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei da Espanha, Felipe VI.
– Competência -“Já mostramos nossa capacidade de organizar eventos de alto nível. Espanha e Portugal estão prontos para sediar, junto à Ucrânia, a Copa do Mundo de 2030”, escreveu Sánchez em sua conta oficial no Twitter.
Portugal recebeu a Eurocopa de 2004, enquanto a Espanha foi a sede da Euro de 1964 e da Copa de 1982. A Ucrânia, por sua vez, sediou a Eurocopa de 2012 juntamente com a Polônia.
A candidatura ibérica não é a única a disputar a competição. Em agosto de 2022, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai anunciaram seu projeto para hospedar a edição comemorativa de 100 anos do torneio.
A ideia de uma Copa do Mundo de futebol “foi pensada, analisada e colocada em prática aqui no Uruguai há quase 100 anos” e “tornou-se a maior celebração mundial do esporte”, afirmou o então presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso.
Por isso, “é justo organizar o Mundial de 2030 no lugar onde tudo começou”, completou.
Grécia, Egito e Arábia Saudita também estariam em negociações para promover outra candidatura ao evento.
Os organizadores da Copa de 2030 serão anunciados no 74º Congresso da FIFA, em 2024.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *