RÁDIO BPA

TV BPA

Mundo não eliminará pobreza extrema em 2030, alerta Banco Mundial

O atraso se deve, segundo a instituição financeira, à pandemia, que provocou o maior aumento da pobreza desde 1990, tendência que poderia ser reforçada com a guerra da Ucrânia. Pais carregam criança em carrinho de supermercado na Zona Portuária do Rio
Marcos Serra Lima/g1
O mundo não conseguirá erradicar a pobreza extrema em 2030, data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU para cumprir com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em 2015, estimou o Banco Mundial (BM) em um relatório nesta quarta-feira (5).
O atraso se deve, segundo a instituição financeira, à pandemia de covid-19, que provocou o maior aumento da pobreza desde 1990, tendência que poderia ser reforçada com a guerra da Ucrânia, segundo seu relatório anual sobre a pobreza.
Cerca de 70 milhões de pessoas caíram na pobreza extrema em 2020, segundo o BM, que estima que quase 720 milhões de pessoas viviam com menos de 2,15 dólares por dia no final desse ano.
Durante a pandemia, a renda dos 40% mais pobres, muitas vezes procedentes da economia informal em muitos países, caiu em média duas vezes mais do que os dos 20% mais ricos, aprofundando as desigualdades.
“Inflação, desvalorizações cambiais e crises sobrepostas” apontam para uma perspectiva sombria, disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass, em nota.
Número de pessoas em situação de pobreza no Brasil bate recorde, mostra pesquisa
“O progresso na redução da pobreza extrema estagnou junto com o crescimento econômico global moderado”, acrescentou.
A África Subsaariana concentra 60% dos mais pobres, ou seja, quase 390 milhões de pessoas, com uma taxa de pobreza de 35%.
Para eliminar a pobreza extrema no continente africano para 2030, o Banco Mundial estima que seria necessário um crescimento de 9% por ano em cada país desta região no final da década, “uma marca particularmente alta para países cujo crescimento do PIB per capita foi em média de 1,2% durante a década anterior à pandemia”, estima o Banco Mundial.
“Investir em melhores serviços de saúde e educação será crucial para as economias em desenvolvimento na próxima década”, disse o economista-chefe do Banco Mundial, Indermit Gill.
Para reverter a tendência, a instituição pede aos governos que direcionem melhor a ajuda para reservá-la para os mais pobres, incentivem o investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento e considerem uma tributação que leve mais em consideração as rendas.
LEIA TAMBÉM:
Como Brasil pode reduzir a pobreza no próximo governo, segundo Banco Mundial
Quanto custa acabar com a extrema pobreza no Brasil?
Quase um terço dos brasileiros tem menos de meio salário mínimo para passar o mêsg1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *