RÁDIO BPA

TV BPA

‘Quase um luxo’: preços do café na UE sobem 16,9% em agosto

Preços do leite e do açúcar também dispararam no bloco, em relação ao ano anterior. Começar o dia com uma xícara de café ficou mais caro, disse o escritório de estatísticas da União Europeia (Eurostat) nesta quinta-feira (6), destacando um salto no preço do produto básico junto com os do açúcar e do leite.
“Os recentes aumentos de preços podem tornar este elemento do café da manhã quase um luxo”, disse o Eurostat, informando que os preços do café subiram, em média, 16,9% em agosto em relação ao ano anterior.
Dia Internacional do Café: 1º/10 é dia da segunda bebida mais consumida do mundo
O leite integral fresco agora custa 24,3% a mais, em média, enquanto os consumidores pagam 22,2% a mais pelo leite fresco com baixo teor de gordura, disse o Eurostat. O açúcar teve a maior alta, com seu preço médio saltando 33,4%. Todas as comparações são em relação a agosto de 2021.
Os dados mostraram que os preços desses quatro itens aumentaram em todos os países membros da UE, exceto Malta, onde o preço do leite fresco com baixo teor de gordura permaneceu inalterado.
A Finlândia e a Lituânia registraram as maiores variações nos preços do café, com aumentos de 43,6% e 39,9%, respectivamente, seguidas pela Suécia e pela Estônia.
A Polônia registrou o maior salto nos preços do açúcar, de 109,2% em relação a agosto de 2021.
Na zona do euro, a inflação de preços ao consumidor atingiu 9,1% em agosto, impulsionada pelos preços de energia e alimentos. A inflação atingiu um novo recorde de 10% em setembro, de acordo com uma estimativa do Eurostat.g1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *