RÁDIO BPA

TV BPA

Casa de ópera russa cancela apresentação de soprano por comentários sobre a guerra na Ucrânia

Artistas russos que moram em países da Europa e dos EUA têm sido pressionados a se pronunciar a respeito da guerra na Ucrânia. Imagem da soprano russa Anna Netrebko em 2020
Christoph de Barry / AFP
Uma casa de ópera russa anunciou nesta quinta-feira (31) que cancelou um concerto da estrela do canto lírico Anna Netrebko porque ela fez comentários sobre a a invasão da Ucrânia por tropas russas.
A soprano de 50 anos que vive em Viena, na Áustria. Na quarta-feira (30), ela disse que condena a invasão. Netrebko estava sendo pressionada a se pronunciar a respeito da guerra (artistas russos que moram na Europa e nos Estados Unidos têm sido questionados a respeito do que pensam da guerra).
Compartilhar pelo WhatsApp
Compartilhar pelo Telegram
A Ópera Novosibirsk, na Sibéria, cancelou sua apresentação que estava programada para 2 de junho.
Leia também
Russofobia, o outro efeito devastador da guerra de Putin
Putin acusa Ocidente de tentar cancelar cultura russa; e sobra até para a autora de Harry Potter
Em nota, a organização responsável pela ópera afirmou que, para Netrebko, “viver na Europa e ter a oportunidade de atuar em salas de concerto europeias parece mais importante do que o destino de sua pátria”.
A nota continua: “Nosso país transborda talento e os ídolos de ontem serão substituídos por outros com uma postura cívica clara”.
Netrebko também tem nacionalidade austríaca.
Ela havia expressado visões favoráveis ao governo russo ao longo dos anos. Em 2014, ela posou com uma bandeira dos separatistas pró-russos da região ucraniana de Donetsk
A Metropolitan Opera de Nova York, nos EUA, já tinha imposto um veto a ela. A manifestação da soprano
Sua manifestação na quarta-feira, porém, não foi suficiente para que a Metropolitan Opera de Nova York reconsiderasse o veto imposto a ela.
Veja vídeos para entender o conflito entre Rússia e Ucrâniag1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *