RÁDIO BPA

TV BPA

O que se sabe e o que falta saber sobre o suposto envenenamento de Abramovich e de dois negociadores ucranianos

Abramovich é um dos bilionários sancionados internacionalmente por ser próximo a Putin. De acordo com o jornal, tanto ele como os negociadores já estariam fora de perigo. Roman Abramovich, dono do Chelsea
Action Images / Matthew Childs/File Photo
O oligarca russo Roman Abramovich e dois negociadores de paz ucranianos tiveram sintomas de um possível envenenamento após uma reunião em Kiev no início deste mês, reportou o jornal americano “The Wall Street Journal” (WSJ) nesta segunda-feira (28).
Segundo a publicação, os envolvidos teriam experimentado sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento constante, e descamação da pele – o que poderia estar associado ao contato com substâncias tóxicas.
Veja, nesta reportagem, o que se sabe e o que falta saber sobre o suposto envenenamento de Abramovich e de dois negociadores ucranianos.
1. Quem teria sido afetado?
Segundo o WSJ, Abramovich e outros dois membros sêniores da equipe de negociação da Ucrânia pela paz teriam sentido sintomas que poderiam estar ligados a um envenenamento.
Além do dono do Chelsea F.C., o jornal identificou ao menos um dos negociadores que apresentaram os sintomas: Rustem Umerov, parlamentar ucraniano e empresário.
Rustem Umerov, membro do Parlamento ucraniano, participa das negociações de paz com delegação russa na região de Gomel, Belarus em 28 de fevereiro de 2022.
Sergei Kholodilin/BelTA Pool Photo via AP
2. Quais são os sintomas?
Os sintomas identificados por Abramovich e pelos negociadores ucranianos seriam, de acordo com a reportagem:
olhos vermelhos
lacrimejamento constante e doloroso
descamação da pele do rosto e das mãos
3. Qual o estado de saúde deles?
Tanto Abramovich quanto os ucranianos estariam fora de perigo, e bastante melhores desde o suposto envenenamento, informou uma fonte ao jornal americano.
4. Quando eles teriam sido envenenados?
O suposto envenenamento teria ocorrido após uma reunião de Abramovich e dos negociadores ucranianos em Kiev no início deste mês.
Eles teriam viajado de Moscou para a capital ucraniana e também passado por Lviv, cidade da Ucrânia no oeste do país, próxima à fronteira com a Polônia.
5. Alguma substância tóxica foi encontrada?
Não, segundo a reportagem, ainda não é possível dizer se o suposto envenenamento seria o resultado de agentes químicos, biológicos ou até mesmo radioativos.
6. Quem teria envenenado Abramovich e negociadores?
O suposto ataque pode ter relação com representantes da linha-dura de Moscou que querem sabotar as negociações para acabar com a guerra na Ucrânia, relata o WSJ.
7. Ele se reuniu com o presidente ucraniano, Zelensky teve algum sintoma?
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky não teve nenhum dos sintomas relatados pela reportagem, e segundo um porta-voz ouvido pelo WSJ, não foi informado sobre o suposto envenenamento.
8. Por que Abramovich?
Abramovich está entre os bilionários russos sancionados como parte dos esforços do Ocidente para isolar o presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão da Ucrânia.
O oligarca nega ter laços próximos com Putin.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *