RÁDIO BPA

TV BPA

Telefone de Trump na Casa Branca não registrou ligações por 7 horas durante invasão do Capitólio, diz imprensa

Jornal “The Washington Post” e emissora CBS reportaram a ausência de registros de telefonemas entre 11h17 e 18h54 do dia 6 de janeiro de 2021. O secretário de Estado Mike Pompeo e o conselheiro da Casa Branca Jared Kushner aplaudem enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, conversa ao telefone com os líderes de Israel e Sudão sobre a decisão de os dois países normalizarem suas relações, na sexta-feira (23)
Reuters/Carlos Barria
Registros da Casa Branca mostram uma lacuna inexplicável de mais de sete horas nos telefonemas do ex-presidente Donald Trump no dia do ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, 6 de janeiro de 2021, informaram o “Washington Post” e a CBS nesta terça-feira (29).
Os registros entregues ao painel da Câmara dos Deputados que investiga o ataque não mostraram nenhuma ligação de Trump entre 11h17 e 18h54.
A lacuna cobre o período em que apoiadores do então presidente atacavam o Capitólio quando parlamentares se reuniam para certificar a derrota de Trump nas eleições de 2020.
As 11 páginas de registros entregues aos parlamentares mostraram que Trump conversou com pelo menos oito pessoas por telefone antes do intervalo e 11 depois, reportaram o Post e a CBS.
Invasão ao Capitólio, nos EUA, completa um ano
Um porta-voz do Comitê da Câmara que investiga a invasão do Capitólio se recusou a comentar.
Um porta-voz de Trump disse que o ex-presidente não tinha nada a ver com os registros e presumiu que todas e quaisquer ligações telefônicas foram gravadas e preservadas.
Relatos públicos também citam várias conversas mantidas por Trump em 6 de janeiro com aliados e parlamentares.
Isso levou os investigadores a analisar se ele se comunicou naquele dia por meio de canais não oficiais ou por um telefone descartável, segundo a reportagem, citando duas pessoas familiarizadas com a investigação do Congresso.
Em um comunicado, Trump disse: “Não tenho ideia do que seja um telefone descartável”.
Pelo menos sete mortes foram relacionadas ao ataque de milhares de apoiadores de Trump ao Congresso dos EUA.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *