16 capitais e DF têm ponto facultativo nesta sexta-feira; veja lista
Nas outras 12, não haverá emenda com o feriado de Tiradentes. Servidores federais também vão poder emendar o feriadão. Veja a situação pelo país. Movimento na Rodovia dos Tamoios, em São Paulo, nesta quinta-feira (21), Feriado de Tiradentes
Reprodução/ Tamoios
Na sexta-feira (22), servidores públicos de 16 capitais do país terão ponto facultativo, emendando com o feriado de Tiradentes desta quinta (21): São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Rio Branco, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal e Curitiba. Em Salvador, Vitória e Belém os servidores públicos municipais têm ponto facultativo, mas os estaduais, não.
No caso de Amapá, Tocantins e Maranhão os servidores estaduais têm ponto facultativo, mas os servidores municipais de Macapá, Palmas e São Luís terão dia útil de trabalho.
Governo inclui 22 de abril na lista de pontos facultativos para servidores federais
Feriado de Tiradentes: posso emendar a sexta-feira?
Em Recife, Porto Alegre, João Pessoa, Teresina, Fortaleza, Porto Velho, Aracaju e Florianópolis não há ponto facultativo e a sexta-feira será dia útil.
Confira a situação nas capitais:
São Paulo (SP)
Os servidores municipais não terão ponto facultativo, mas não irão trabalhar. A prefeitura decretou “suspensão de expediente” na sexta-feira. Já os servidores do estado têm ponto facultativo.
Rio de Janeiro (RJ)
No Rio, os dias 20 e 22 são pontos facultativos. As datas vão ampliar o feriadão de Tiradentes e São Jorge. Este ano, no feriado, também acontecem os desfiles das escolas de samba.
O feriado em homenagem a Tiradentes é celebrado no dia 21 de abril e as comemorações de São Jorge acontecem no dia 23. O decreto de ponto facultativo cria este “super feriado” na capital fluminense.
Belo Horizonte (MG)
Na capital mineira, o dia 22 será ponto facultativo para os servidores municipais (servidores estaduais também foram contemplados). Com isso, serviços como BH Resolve, no Centro da capital, não vai funcionar para atendimento ao público. Já os serviços considerados essenciais devem operar normalmente.
Boa Vista (RR)
O governo de Roraima e a prefeitura de Boa Vista decretaram ponto facultativo na sexta-feira. Estarão disponíveis apenas os serviços essenciais, como atendimentos de urgência e emergência em unidades de saúde e segurança.
Brasília (DF)
Servidores públicos do Distrito Federal e servidores públicos federais têm ponto facultativo na sexta. Com isso, o feriado começou na quinta e vai até o domingo (24).
Campo Grande (MS)
Por conta do feriado nacional de Tiradentes, o governo de Mato Grosso do Sul, assim como algumas repartições de Campo Grande, declararam ponto facultativo na sexta-feira (22) pós feriado.
Cuiabá (MT)
Na sexta-feira, a Prefeitura de Cuiabá informou que será ponto facultativo e órgãos públicos não irão funcionar. Serviços como saúde, coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.
Curitiba (PR)
Embora os servidores estaduais tenham ponto facultativo, na capital paranaense a maioria dos serviços públicos vão funcionar nesta sexta-feira.
Goiânia (GO)
Tanto a prefeitura de Goiânia quando o governo do estado decretaram ponto facultativo para servidores, exceto para aqueles que exercem atividades consideradas essenciais, como serviços de segurança e de saúde.
Macapá (AP)
Servidores públicos estaduais terão ponto facultativo. A prefeitura de Macapá informou que na sexta-feira será expediente normal nas repartições municipais.
Maceió (AL)
Devido ao feriado de Tiradentes nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Maceió decretou ponto facultativo na sexta-feira (22). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (20), em decreto do prefeito de Maceió, JHC.
Manaus (AM)
Por conta do feriado de Tiradentes, o governo do Amazonas decretou ponto facultativo na sexta-feira. A decisão, contudo, não altera procedimentos de saúde já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde.
Natal (RN)
Servidores públicos estaduais e municipais têm ponto facultativo. Apesar disso, serviços como os restaurante populares deverão funcionar junto com a Central de Abastecimento do Estado, que só não contará com funcionamento do setor administrativo durante o feriadão.
Palmas (TO)
Servidores estaduais do Tocantins não terão expediente, exceto aqueles de serviços essenciais, como saúde e segurança, que atuam em caráter de plantão. Em Palmas, a sexta-feira será dia útil.
Rio Branco (AC)
O governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas. Com isso, os servidores estaduais voltam a ter quatro dias de folga pela segunda semana seguida. O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais como Hospital das Clínicas.
Salvador (BA)
Os servidores municipais de Salvador terão ponto facultativo nessa sexta. Os servidores estaduais terão expediente normal. Entre os serviços que continuam em funcionamento estão a Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e a Limpurb. Os transportes municipais também seguirão em circulação, porém em horários especiais.
Vitória (ES)
As prefeituras de Vitória e de cidades da região metropolitana decretaram ponto facultativo. Serviços essenciais como a varrição das ruas, coleta domiciliar e Defesa Civil terão expediente normal. Para servidores de órgãos estaduais, a sexta será dia útil normal.g1 > EconomiaRead More