RÁDIO BPA

TV BPA

ANTT suspende linhas de ônibus da Itapemirim; viagens já vendidas podem ser feitas

Segundo agência, decisão foi tomada em razão de ‘dificuldades operacionais’ da companhia; Itapemirim deve reembolsar passageiros ou remanejá-los. G1 aguarda resposta da empresa. Ônibus da Viação Itapemirim
Divulgação
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta quarta-feira (20) a suspensão de todas as linhas de ônibus operadas pela empresa Itapemirim.
Em texto publicado na internet, a agência informou que a medida vale “até que seja cadastrada frota compatível com as linhas”. A ANTT explicou ainda que, mesmo com a suspensão, a empresa ainda pode fazer as viagens já vendidas, mas no prazo de até 30 dias.
O g1 procurou a empresa por e-mail e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
“Em virtude de dificuldades operacionais do transporte rodoviário de passageiros da empresa Itapemirim, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu pela suspensão de todas as linhas em operação, até que seja cadastrada frota compatível com as linhas a serem reativadas”, informou a ANTT.
“Essa medida visa assegurar a segurança dos usuários e manter a adequada prestação de serviço de passageiros. A Itapemirim deverá observar os direitos dos passageiros, inclusive com o reembolso de passagens, quando solicitado, ou então remanejamento para outras empresas”, acrescentou a agência.
A Itapemirim enfrenta uma crise. A empresa está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de R$ 253 milhões a credores, além de R$ 2,2 bilhões em tributos.
Em janeiro deste ano, funcionários da Itapemirim fizeram uma paralisação no Ceará em protesto contra atrasos nos pagamentos. Além disso, na Bahia, funcionários da empresa também fizeram uma paralisação para protestar contra atrasos.
Passagens aéreas
Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a Itapemirim de vender passagens aéreas.
Também em janeiro, o Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a decretação da falência da Viação Itapemirim e do grupo ITA Transportes Aéreos. A solicitação ainda incluiu o bloqueio dos bens do dono da empresa.
Cerca de 15 dias antes do pedido, em 17 de dezembro, a empresa anunciou a suspensão de todas as operações aéreas, deixando milhares de passageiros sem voos às vésperas do Natal.
Íntegra
Leia a íntegra do texto publicado pela ANTT sobre o assunto:
ANTT suspende todas as linhas de operação da Itapemirim
Em virtude de dificuldades operacionais do transporte rodoviário de passageiros da empresa Itapemirim, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu pela suspensão de todas as linhas em operação, até que seja cadastrada frota compatível com as linhas a serem reativadas.
É ressalvada a hipótese que permite que a transportadora realize viagens já vendidas por até 30 (trinta) dias após a publicação da Portaria nº 36/2022, sem deixar de cumprir o disposto na Lei nº 11.975/2009 e na Resolução ANTT nº 4.282/2014.
Essa medida visa assegurar a segurança dos usuários e manter a adequada prestação de serviço de passageiros. A Itapemirim deverá observar os direitos dos passageiros, inclusive com o reembolso de passagens, quando solicitado, ou então remanejamento para outras empresas.g1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *