Motorista de aplicativo denuncia ao FBI homem que participou de invasão ao Capitólio e contou feito durante viagem
‘Confissão’ foi toda gravada por câmeras de segurança do veículo; homem contratou o serviço por aplicativo após deixar a sede do Congresso dos EUA em 6 de janeiro. Homem dentro de carro de aplicativo em 6 de janeiro de 2022
Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA
Um motorista de aplicativo denunciou ao FBI, a polícia federal americana, um homem que participou da invasão ao Capitólio dos Estados Unidos e contou o feito durante a viagem de volta, segundo documentos divulgados na terça-feira (16) pela Justiça deste país.
A “confissão” foi toda gravada por câmeras de segurança localizadas dentro do veículo. O homem, que agora enfrentará os tribunais, contratou o serviço por aplicativo após deixar a sede do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021.
Neste dia, um grupo de apoiadores do então presidente Donald Trump invadiu o prédio do Capitólio, em Washington D.C. para tentar impedir a contagem dos votos que confirmaria a vitória do democrata Joe Biden.
LEIA TAMBÉM:
Brasileira é presa nos EUA por ter participado de invasão ao Capitólio
Relembre minuto a minuto a invasão do Congresso dos EUA por apoiadores de Trump
Um ano após a invasão do Capitólio, como está a busca pelos responsáveis?
Segundo o relatório do FBI, Jerry Daniel Braun teria contado ao motorista que o levava de volta para o hotel, que ele derrubou parte da barreira que protegia o acesso ao Capitólio. Na gravação feita pelo sistema do carro, é possível ver que o homem sangrava perto dos olhos.
Ainda de acordo com a polícia federal americana, o seguinte diálogo ocorreu:
MOTORISTA: Então, foi violento o dia todo?
SUSPEITO: Bem, começou bem quando cheguei lá. Eu derrubei as barricadas.
MOTORISTA: Você? Por quê?
SUSPEITO: Para que pudéssemos chegar ao Capitólio.
MOTORISTA: Bem, e como foi isso?
SUSPEITO: Bem, parece que Biden será nosso presidente.
O FBI também conseguiu identificar Braun nas imagens de uma câmera presa ao uniforme de um dos policiais do Capitólio. Segundo o relatório, a gravação mostra Braun segurando uma longa tábua de madeira com cerca de dois metros de comprimento.
No vídeo, segundo o FBI, Braun aparece atacando com a tábua, repetidamente, um fotógrafo que usava um capacete com PRESS (imprensa, em inglês) estampado. Ele também teria enviado uma mensagem de texto dizendo: “Tentamos que impedir o roubo, mas eles não nos deixaram entrar”.
Braun foi preso na Califórnia no início deste mês e agora enfrenta acusações de obstrução durante desordem civil, entrada e permanência em áreas restritas e conduta violenta ou desordeira.
Cerca de 225 pessoas foram acusadas de atos violentos durante a invasão, incluindo agressões aos agentes do Capitólio.g1 > MundoRead More