RÁDIO BPA

TV BPA

Rei da Espanha divulga patrimônio de quase R$ 14 milhões

Felipe VI é rei desde 2014, quando Juan Carlos I renunciou ao trono; essa é a primeira vez que o patrimônio do monarca é divulgado, após denúncias de corrupção envolvendo seu pai terem escandalizado a coroa. O rei da Espanha, Felipe VI (esquerda) e seu pai, o rei emérito Juan Carlos I, em foto de 6 de janeiro de 2018
Juanjo Martín/Pool/AFP
O rei Felipe VI da Espanha tem um patrimônio de 2,57 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões), informou pela primeira vez a Casa Real, destacando os esforços do monarca para tornar a instituição “merecedora do respeito e da confiança dos cidadãos”.
“Sua Majestade, o rei, guiado por esse mesmo espírito de serviço e compromisso cívico, acrescenta hoje a suas responsabilidades constitucionais sua decisão pessoal de tornar público seu patrimônio, que chega à quantia de 2.573.392,80 euros”, indica a nota divulgada na tarde desta segunda-feira (25) pela Casa Real.
LEIA MAIS:
Juan Carlos I, rei emérito da Espanha, deixou o país em meio a suspeitas de corrupção
Os escândalos que fizeram o ex-rei da Espanha deixar o país que reinou por quase 40 anos
Pouco depois, o governo informou que o Conselho de Ministros aprovará na terça um Decreto Real “no qual se reforma a estrutura e o funcionamento da Casa de SM o Rei”. A nova norma “reforçará a transparência, a prestação de contas, a eficiência e a exemplaridade”, em linha “com os princípios que têm orientado desde o início o reinado de SM Felipe VI”.
Primeiro como Príncipe de Asturias e desde 2014 já como rei da Espanha – após a abdicação de seu pai, Juan Carlos I –, Felipe acumulou um patrimônio bruto de 4.275.796,94 euros, antes de deduções e impostos.
A decisão de Felipe VI, de 54 anos, chega depois de procuradoria espanhola anunciar no começo de março o arquivo de todas as investigações contra o rei emérito Juan Carlos I, que em 2020 o levaram a se mudar para os Emirados Árabes Unidos, abalado por escândalos.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *