RÁDIO BPA

TV BPA

Sarkozy declara apoio a Macron na corrida presidencial francesa

Ex-presidente da França, conservador de direita, afirmou votar no atual líder do país, que enfrentará a candidata da extrema direita Marine Le Pen no segundo turno. O ex-presidente da França, Nicolás Sarkozy, ao lado do atual líder do país, Emmanuel Macron, a quem declarou apoio no segundo turno das eleições francesas
Ludovic Marin/ via Reuters
O ex-presidente conservador francês Nicolas Sarkozy manifestou apoio a Emmanuel Macron do segundo turno da eleição presidencial da França nesta terça-feira (12). Macron enfrenta Marine Le Pen, da extrema direita, e tem uma pequena vantagem sobre a rival.
O voto declarado de Sarkozy pretende conquistar eleitores da direita conservadora, mas também pode complicar a ofensiva de Macron para convencer os franceses da esquerda, que votaram em peso, no primeiro turno, em Jean-Luc Mélenchon, que terminou no 3º lugar, quase empatado com Le Pen.
Leia mais:
Por que União Europeia e Otan temem vitória de Marine Le Pen na França
Macron foi o mais votado entre franceses que vivem no Brasil
“Votarei em Emmanuel Macron porque acho que ele tem a experiência necessária no momento em que enfrentamos uma crise internacional profunda, mais complexa do que nunca”, disse Sarkozy em um post nas redes sociais.
Segundo turno na França: conheça as propostas de Macron e Le Pen
Macron busca convencer os eleitores da classe trabalhadora a votar nele no segundo turno e não na candidata de extrema-direita Marine Le Pen. Uma das principais críticas desse eleitorado a Macron é sobre a proposta do presidente de aumentar a idade da aposentadoria para 65 anos. Já Le Pen, que em eleições passadas adotava um discurso duro e ultradireitista, desta vez se encaminhou para o centro e propõe que a idade mínima para a aposentadoria seja de 62 anos.
“Ele (Sarkozy) é uma figura respeitada na direita, mas não por unanimidade, e continua sendo um bicho-papão para a esquerda”, afirmou à Reuters um ex-ministro socialista que atualmente também apoia Macron.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *