RÁDIO BPA

TV BPA

Uma pessoa morre e 15 ficam feridas em novos protestos no Peru contra preços de combustível

Vítima, segundo autoridades locais, era agricultor da região de Ica. Aulas foram canceladas em Lima. Na terça-feira (5), o governo impôs um lockdown surpresa aos cidadãos para tentar conter os protestos. Peruanos protestam contra preços de combustíveis e de pedágios na cidade de Ica, no Peru
REUTERS/Sebastian Castaneda
Um trabalhador agrícola morreu e outras 15 pessoas ficaram feridas durante um novo protesto no Peru contra o aumento do preço dos combustíveis no país. A morte aconteceu após um confronto de manifestantes com a polícia local, na cidade de Ica, a 300 km de Lima. Com a nova vítima, subiu para cinco o números de mortos desde o início das manifestações no país.
Entre os feridos, 12 são policiais. Todos um deles estão internados, um em estado grave, segundo informou o diretor do hospital de Ica para onde as vítimas foram levadas.
Os confrontos ocorreram durante a manhã, quando um destacamento da polícia tentou expulsar dezenas de trabalhadores agrícolas que estavam bloqueando a rodovia Pan-Americana, em Ica, onde operam muitas empresas do agronegócio no país. Por precaução, o governo decidiu cancelar todas as aulas em Lima.
Os protestos e bloqueios começaram em 28 de março, por causa do aumento dos preços dos combustíveis. Inicialmente, foram mobilizados por caminhoneiros, mas ganharam força com a adesão de trabalhadores de outras áreas, como agricultores.
Leia também:
Por que governo do Peru decretou estado de emergência e suspendeu direitos após protestos
A tensão vem crescendo desde segunda-feira (4), quando houve protestos em Lima, Ica e em várias regiões do país contra o aumento dos preços dos combustíveis e alimentos. Os atos levaram o presidente do Peru, Pedro Castillo, a impor um toque de recolher de surpresa e que foi repudiado por vários setores da população, tanto da direita como da esquerda.
Na terça-feira (5), Castillo suspendeu o toque de recolher, depois de um dia em que os protestos se fortaleceram, com confrontos entre manifestantes e policiais e depredação de prédios públicos e lojas. Um jogo do Flamengo contra o Sporting Cristal pela Libertadores da América que estava marcado na capital peruana chegou a ser cancelado, mas acabou acontecendo pela noite, com a liberação do toque de recolher.
O manifestante morto nesta quarta-feira (6) era um trabalhador de 25 anos da empresa agrícola Ica, segundo informou à rádio RPP o líder dos trabalhadores agrícolas local, Julio Carbajal.
Popularidade de Castillo cai
Presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou medidas pouco antes da meia-noite de terça-feira (5)
Getty Images via BBC
Esta é a primeira onda de protestos no governo de Pedro Castillo, presidente de esquerda que está no poder há oito meses no Peru.
A crise acontece em um momento vulnerável para o governo de Castillo, que chegou ao poder no ano passado com apoio majoritário da população rural do Peru, o mesmo grupo que, hoje, protagoniza os principais protestos de sua administração.
A popularidade de Castillo caiu rapidamente, e hoje está por volta de 25%. Ele já sobreviveu a duas tentativas de impeachment e fez um número de trocas sem precedentes nos membros de seu governo, que está apenas no oitavo mês.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *