RÁDIO BPA

TV BPA

Vulcão Anak Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Chamado de ‘filho de Krakatoa’, ele surgiu após a erupção de outro vulcão próximo, em 1883, que matou mais de 35 mil pessoas. Imagem do governo indonésio mostra erupção do Anak Krakatoa
Kementerian Energi dan Sumber Daya Mineral/Reprodução
Um dos remanescentes do mortífero vulcão Krakatoa entrou em erupção na Indonésia neste domingo, lançando uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3.000 metros no céu.
O Anak Krakatoa – que significa “filho de Krakatoa” – expeliu cinzas vulcânicas sobre o estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, levando as autoridades a pedir aos moradores que usem máscaras.
Este vulcão tem estado ativo desde que emergiu do mar no início do século passado, na caldeira formada após a erupção do Krakatoa em 1883, um dos maiores desastres da história do país, que deixou mais de 35 mil mortos.
“Continuamos a registrar erupções contínuas com nuvens espessas (de cinzas) subindo entre 500 e 3.000 metros do cume”, disse Deny Mardiono, da Agência Geológica da Indonésia.
O Anak Krakatoa entrou em erupção pelo menos 21 vezes nas últimas semanas, mas a erupção deste domingo é a maior.
As autoridades ordenaram que as pessoas não se aproximem da zona de exclusão de dois quilômetros ao redor do vulcão, classificando como grau 2 no sistema de alerta vulcânico de quatro níveis da Indonésia.
A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos. Este arquipélago de mais de 17.000 ilhas está localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico.
Infográfico mostra Anel de Fogo do Pacífico
Karina Almeida/G1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *