Zelensky recebe convite para próxima reunião do G20
Presidente da Indonésia, próximo país a sediar o encontro, convidou o presidente ucraniano para evento que deve ocorrer ainda este ano. Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante entrevista para a TV ucraniana durante esta terça-feira (5)
Serviço de mídia da presidência/via REUTERS
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira (27) no Twitter que seu equivalente indonésio o convidou para participar da cúpula das principais economias do Grupo dos 20 (G20) a ser realizada no país do Sudeste Asiático ainda este ano.
“Tive conversas com o presidente Joko Widodo. Agradeço por me convidar para a cúpula do G20”, disse ele em um tweet, referindo-se ao presidente da Indonésia, atual presidente do grupo econômico.
Presidente da Indonésia, Joko Widodo, toma a vacina CoronaVac
Muchlis Jr/Indonesian Presidential Palace/Handout via REUTERS
O palácio presidencial da Indonésia e o gabinete do secretário de Estado foram procurados pela Reuters, mas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
A Ucrânia não é membro do G20, mas os presidentes do grupo já convidaram países como convidados para participar de reuniões.
O G20 condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, que, agora em sua nona semana, aumentou as tensões geopolíticas, provocou ondas de choque na economia global e provocou uma crise humanitária.
Vários membros do G20 pediram que a Rússia e seu presidente Vladimir Putin sejam excluídos da cúpula de líderes em Bali em novembro, mas a Indonésia se opôs, dizendo que é muito cedo para decidir.
O ministro das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Idrawati, reconheceu que o órgão enfrentou desafios sem precedentes, mas pediu cooperação para superar os ventos contrários que desaceleram o crescimento global.g1 > MundoRead More