RÁDIO BPA

TV BPA

Biden autoriza Exército dos EUA a voltar à Somália e capturar terroristas, diz jornal

Segundo New York Times, presidente dos Estados Unidos assinou ordem para o reenvio de soldados ao país africano, que haviam sido retirados em 2021 por Donald Trump. Casa Branca ainda não se manifestou Tropas da Somália vigiam rua da capital; segundo jornal, Joe Biden ordenou reenvio de soldados americanos para ajudar exército do país africano no combate ao terrorismo
Feisal Omar/ Reuters
Em uma ação não divulgada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou a retomada de uma operação militar de seu país na Somália, afirmou nesta segunda-feira (16) o jornal New York Times.
De acordo com a publicação, o presidente norte-americano autorizou ainda que as tropas do país busquem 12 homens identificados pelo Pentágono como líderes do Al-Shabab, grupo representante da Al Qaeda no país africano.
A agência de notícias Reuters também confirma a informação, citando fontes do governo dos Estados Unidos.
Em dezembro de 2020, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada de cerca de 700 soldados que atuavam na Somália, onde o governo norte-americano alegava ter enviado tropas para combater movimentos terroristas ligados à Al Qaeda.
Segundo o jornal, as novas ações de Biden reabrem a política dos Estados Unidos de ataques e incursões antiterroristas em terceiros países adota pelo ex-presidente George W. Bush e mantida até a gestão de Biden.
Biden diz que já foram retirados 28 mil americanos do Afeganistão
Depois de assumir a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden declarou que “é hora de acabar com a guerra sem fim” e, em agosto do ano passado, retirou suas tropas do Afeganistão. Logo após a retirada das tropas, o Talibã retomou o controle do país.
A Casa Branca ainda não se manifestou sobre a reportagem do New York Times.
Leia mais:
ONU diz que 2 milhões de crianças correm o risco de morrer de fome no Chifre da África
Explosão de carro-bomba deixa mortos na capital da Somáliag1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *