RÁDIO BPA

TV BPA

Como o nitrato de amônio, que vazou de reservatório na Ucrânia, explode

Fertilizante, a substância protagonizou graves acidentes, como a explosão do porto de Beirute, em 2020. Autoridades da cidade ucraniana bombardeada de Sloviansk pediram que moradores não saiam de casa. Ataque gera vazamento de nitrato de amônio no oeste da Ucrânia; fertilizante causou catástrofe em Beirute em 2020
Reprodução/Twitter
Um bombardeio na cidade de Sloviansk, no leste da Ucrânia, causou um vazamento de nitrato de amônio nesta quarta-feira (11).
A substância, um fertilizante, é a mesma que já gerou grandes catástrofes como a explosão no porto de Beirute, no Líbano, em 2020.
Após o vazamento, autoridades de Sloviansk, na região de Kramatorsk, pediram que os moradores não saiam de suas casas, mas disseram que, de momento, não há risco para a população.
Initial plugin text
O Fantási
O vazamento e o armazenamento incorreto de nitrato de amônio já causaram catástrofes em diferentes regiões do mundo.
A mais recente, e uma das maiores, foi a explosão de um depósito com o fertilizante no porto de Beirute, no Líbano, que destruiu parte da cidade e deixou mais de cem mortos.
Seguro, se não for aquecido
Usado para a produção de alimentos, o nitrato de amônio não é um explosivo por si só, conforme explicou o químico Guilherme Marson ao g1.
Armazenado como um pó branco – ou em grânulos solúveis em água – o nitrato de amônia é seguro, desde que não seja aquecido ou entre em contato com alguma faísca.
A partir de 210 °C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290 °C, a reação pode se tornar extremamente explosiva.
“Temperatura, faísca, um início de chama. O calor causa a decomposição, libera nitrogênio, oxigênio e água, eles expandem porque são gases (a água em fase gasosa, é claro)”, explicou o professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
Não é encontrado na natureza na forma sólida
O nitrato de amônio não é encontrado na natureza na forma sólida. Nitrato de amônio é produzido industrialmente. E ele feito com a reação entre a amônia e acido nítrico.
O nitrato de amônio foi sintetizado pela primeira vez em 1659, na Alemanha. Mas só na Primeira Guerra Mundial passou a ser usado como explosivo – misturado com dinamite, pra deixar as bombas mais baratas.
O nitrato de amônio não e um combustível. Ele não queima como a gasolina, ele não queima como o óleo diesel, que podem ser explosivos.
O nitrato de amônio se decompõe, e, ao se decompor, ele produz uma série de gases. Esses gases, aquecidos no calor da decomposição, se expandem rapidamente, e explodem.
O Fantástico foi até um laboratório pra reproduzir essa explosão. Assista o resultado do experimento na reportagem em vídeo:
Como o nitrato de amônio explode? Veja reprodução versão miniatura de explosão no Líbanog1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *