Diretor da CIA disse ao governo Bolsonaro para não levantar dúvidas sobre sistema eleitoral, segundo agência
De acordo com fontes não identificadas ouvidas pela agência de notícias Reuters, diretor do serviço de inteligência dos Estados Unidos fez alerta a presidente brasileiro em reunião a portas fechadas em julho de 2021. O diretor da CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, disse a integrantes do governo Bolsonaro que o presidente deveria deixar de questionar a integridade das eleições no país, informou a agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (5).
A agência disse ter conseguido a informação com fontes que falaram com a condição de que não fossem identificadas.
O aviso, segundo a agência, foi feito pelo diretor da CIA, William Burns, em reunião a portas fechadas realizada em julho de 2021, de acordo com duas fontes ouvidas pela agência de notícias. Burns foi o membro do governo dos Estados Unidos de mais alto escalão a encontrar com Bolsonaro desde a eleição do atual presidente do país, Joe Bide.
Uma fonte da Reuters em Washington, que também não quis se identificar, confirmou que uma delegação liderada pelo diretor da CIA aconselhou a assistentes de Bolsonaro que o presidente brasileiro deixasse de “subestimar o sistema de votação no Brasil”.
Bolsonaro tem feito constantes ataques ao sistema eleitoral do Brasil e ao voto eletrônico, sem apresentar provas.
Segundo a Reuters, nem o governo Bolsonaro nem a CIA comentaram.g1 > MundoRead More