Eleições locais no Reino Unido revelam perdas para partido de Boris Johnson
Resultado parcial está sendo visto como um castigo ao Partido Conservador pela série de escândalos recentes envolvendo Johnson e outros membros da sigla, que fizeram festas e eventos secretos enquanto o país inteiro estava sob rígido lockdown pela pandemia. Boris Johnson pede desculpas ao Parlamento britânico por festa durante o lockdown
O Partido Conservador do Reino Unido, do primeiro-ministro, Boris Johnson, perdeu o controle de tradicionais redutos em Londres nas eleições para os conselhos locais realizadas na quinta-feira (5) no país.
Os resultados parciais, conhecidos nesta sexta-feira (6), foram vistos no país como uma espécie de punição a Johnson por conta dos escândalos recentes envolvendo o líder britânico e membros de seu partido. No início do ano, investigações revelaram que Johnson realizou festas e eventos quando o país inteiro estava em lockdown por conta da pandemia da Covid-19. Ele e sua mulher foram multados.
Boris Johnson, que já foi prefeito de Londres, perdeu apoio também na região sudeste da Inglaterra, segundo revelam os resultados parciais.
Também houve perdas em Wandsworth, outro forte reduto conservador desde a década de 1970.
Já o Partido Trabalhista, de oposição, ganhou o controle de Wandsworth, Barnet e Westminster, três distritos de Londres administrados há várias décadas pelos conservadores.
A votação realizada na quinta-feira (5) para milhares de assentos nos mais de 200 conselhos locais representa um importante termômetro da opinião pública antes da eleição nacional, que deve ser realizada até 2024, e pode definir o futuro de Johnson na liderança do governo britânico.
Leia mais:
SANDRA COHEN: Festas durante o lockdown afundam o prestígio de Boris Johnson
Boris Johnson, premiê britânico, pede desculpas ao Parlamento por festas durante lockdowng1 > MundoRead More