RÁDIO BPA

TV BPA

Entenda por que Hungria está travando principal pacote de sanções da UE contra a Rússia

O plano principal é suspender a compra de petróleo russo até o final de 2022 Viktor Orban durante discurso em Budapeste
REUTERS TV
Durante a última quarta-feira (4), os Estados Unidos e seus aliados na União Europeia anunciaram que desejam aplicar uma sanção mais forte contra a Rússia, dessa vez banindo a compra do petróleo de Moscou até o final do ano.
Após algumas respostas positivas para o proceder do pacote, a Hungria se posicionou contra a aplicação.
Qual o motivo da recusa?
Segundo divulgado pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, o país não poderia aderir ao embargo na forma como foi apresentado inicialmente.
Orban disse que a proposta da Comissão Europeia equivaleria a uma “bomba atômica” lançada sobre a economia húngara.
Orban disse à rádio estatal que a Hungria precisaria de 5 anos e faria grandes investimentos em suas refinarias e oleodutos para poder transformar seu sistema atual, que depende cerca de 65% do petróleo russo.
“Não quero confrontar a UE, mas cooperar… mas isso só é possível se eles levarem em conta nossos interesses”, disse ele ainda na sexta-feira.
Movimento dos líderes mundiais
Usina de diesel no campo petrolífero de Yarakta, na Rússia
Vasily Fedosenko/REUTERS
Inicialmente, a União Europeia cedeu a opção húngara de segurar o embargo para mais adiante, porém, havia estabelecido a data de dezembro de 2024 para o fim da importação.
Ainda sem uma positiva húngara, líderes mundiais começaram a tentar negociar diretamente com Orban.
Rodada de negociações
Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen (esq.), e Viktor Orban (dir.), primeiro-ministro da Hungria.
Secretaria de imprensa do primeiro-ministro/Viven Cher Benko/via Reuters
Durante a noite desta segunda-feira, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, conversou pessoalmente com Viktor Orban para resolver os problemas na negociação sobre o embargo ao petróleo russo.
“A discussão desta noite com o primeiro-ministro Viktor Orban foi útil para esclarecer questões relacionadas a sanções e segurança energética. Fizemos progressos, mas é preciso mais trabalho”, disse ela.
Já nesta terça, o atual presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma reunião por telefone com Orban sobre a situação.
O presidente da França, Emmanuel Macron, propôs facilitar entrada de países do leste europeu na UE e votações mais simples no bloco, em 9 de maio de 2022
Associated Press
Pouco tempo depois, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, informou que se os embaixadores da UE não chegarem a um acordo nesta semana, que os ministros das Relações Exteriores podem tentar quebrar qualquer impasseg1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *