RÁDIO BPA

TV BPA

Espanha anuncia acordo com Marrocos para reabrir fronteiras em Ceuta e Melilla

Fronteiras ficaram fechadas por dois anos devido à pandemia e, depois, pela crise diplomática. Menino marroquino chora enquanto nada com a ajuda de garrafas para boiar perto da fronteira entre Marrocos e Espanha em Ceuta
Jon Nazca/Reuters
A Espanha e o Marrocos chegaram a um acordo para reabrir passagens de fronteiras em Ceuta e Melilla, os enclaves espanhóis em território marroquino, anunciou nesta quarta-feira (11) o ministro espanhol das Relações Exteriores.
Essas fronteiras ficaram fechadas por dois anos devido à pandemia e, depois, pela crise diplomática.
“Chegamos a um acordo definitivo para a reabertura das fronteiras terrestres com Ceuta e Melilla nos próximos dias”, afirmou José Manuel Albares na cidade de Marrakesh, sul do Marrocos, onde participou de uma reunião internacional sobre o Estado Islâmico.
“Os ministérios do Interior estão trabalhando para finalizar os detalhes, mas o acordo já é definitivo e a abertura dessas passagens e alfândegas ocorrerá nos próximos dias”, ´disse Albares, que se encontrou com seu par marroquino, Naser Burita, em duas ocasiões durante sua participação no fórum.
Veja abaixo um vídeo de refugiados que chegaram a Ceuta.
Cenas de desespero: milhares de refugiados chegam em Ceuta e Melila
Essas fronteiras, as únicas terrestres entre a União Europeia e a África, foram as primeiras a fechar, na primavera de 2020, para conter a pandemia de covid-19, mas se mantiveram assim mais tarde por causa da crise diplomática entre Espanha e Marrocos por suas divergências acerca do Saara Ocidental.
Nas últimas semanas, houve um degelo entre os dois países, depois que, em 18 de março, a Espanha abandonou sua histórica neutralidade a respeito de sua antiga colônia e apoiou o plano marroquino de autonomia para esse “território não autônomo”, segundo a ONU, pelo qual o Marrocos e a separatista Frente Polisário brigaram por décadas.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *