RÁDIO BPA

TV BPA

Estudantes manifestam-se no Chile por melhorias no sistema de ensino

O governo do presidente Gabriel Boric, ele mesmo um ex-líder estudantil, prometeu melhorias nas instituições públicas de ensino. Manifestação de estudantes em Santiago, no Chile, em 27 de maio de 2022
Martin Bernetti / AFP
Cerca de mil estudantes do ensino fundamental participaram nesta sexta-feira (27) de uma passeata na capital chilena para exigir melhorias no sistema de ensino. Durante o ato político, manifestantes encapuzados incendiaram um ônibus.
Os estudantes se reuniram principal avenida de Santiago vestidos com uniformes escolares e mochilas. Eles se queixaram do ensino público, que tem sido criticado nas últimas décadas no Chile. A má alimentação e a infraestrutura ruim das escolas públicas foram alguns dos temas.
O governo do presidente Gabriel Boric, ele mesmo um ex-líder estudantil, prometeu melhorias nas instituições públicas de ensino. Os estudantes foram recebidos por representantes do governo para que eles pudessem verbalizar suas demandas.
Durante a marcha, que ocorreu em grande parte de forma pacífica, houve um episódio de violência: um grupo de encapuzados se afastou para parar um ônibus, removeu à força o motorista e os passageiros, quebrou janelas do veículo e ateou fogo no veículo. A polícia controlou o fogo e forças especiais reprimiram alguns estudantes.
Esse foi o terceiro ônibus incendiado durante um protesto estudantil nesta semana. Os alunos protagonizaram uma dezena de manifestações exigindo melhorias no sistema de ensino desde que Boric, 36, assumiu o cargo, em 11 de março.
Veja uma reportagem sobre uma paralisação que ocorreu no fim de abril no Chile.
Presidente do Chile Gabriel Boric enfrenta paralisação nacional de caminhoneiros
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *