Fazenda inova na pandemia e consegue faturamento 100% maior com queijos
Com fechamento de empórios e comércios, proprietários da Atalaia decidiram até os clientes para vender. Sucesso foi tanto que, com o fim de restrições, família abriu restaurante na propriedade. Fazenda inova na pandemia e consegue faturamento 100% maior com queijos
Dois anos depois do começo da pandemia, a economia começa a ter sinais de recuperação. Mas existem também os casos de negócios que conseguiram crescer durante este período. Foi o que aconteceu na fazenda Atalaia, localizada em Amparo (SP).
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Antes da pandemia, a propriedade fundada em 1870 tinha renda por meio da venda de queijos para empórios, restaurantes e hotéis. Quando os segmentos pararam, 85% do faturamento foi perdido. A solução foi colocar os produtos no caminhão e ir até os clientes.
Os proprietários Paulo e Rosana Rezende e o filho deles ficaram em frente a um condomínio em Campinas, onde fizeram sucesso. O número de interessados foi crescendo e as vendas começaram a acontecer também pelas redes sociais até que um site para a comercialização foi criado.
Já em junho de 2020, a família bateu recorde de vendas. Até dezembro, o aumento continuou, atingido um faturamento 100% maior do que o de janeiro daquele ano.
Inovação e investimento
Apesar do aumento da receita, isso não representou um crescimento do lucro líquido, pois os custos também se elevaram. Para atender à demanda, foi necessário comprar veículos, contratar e capacitar funcionários e se cadastrar em aplicativo de entregas.
Com o fim das restrições de isolamento social, a fazenda Atalaia ganhou também um restaurante. Além dos queijos, os clientes são atraídos por pães de fermentação natural, café, pão de queijo, geleias e bolos.
Um dos pratos que fazem sucesso no estabelecimento é o bombocado, feito à base de mandioca pela própria Rosana.
Aprenda a fazer bombocado
Outra maneira de incrementar a renda encontrada pelos proprietários foi oferecer aos visitantes um passeio guiado pela fazenda.
Aumento da produção
A fazenda produz queijos com leite de vaca e de cabra, e deve começar também a fazer queijo de leite de ovelha.
Para aumentar a produção e a qualidade, foi preciso crescer o rebanho de 12 cabras para 150, tendo 50 em lactação. Por dia, cada cabra dá cerca de três litros de leite, alcançando o total de 150 litros ao fim do dia.
A propriedade possui um sistema para identificar a produtividade do rebanho: os traseiros das que dão menos leite são pintados de laranja e os das que dão mais, de verde.
O leite das cabras ainda não cobre a necessidade do laticínio, que usa 350 litros por dia, dos quais 200 vêm de outros produtores. Já de leite de vaca são três mil litros diários por animal. São números que devem aumentar devido à ampliação do laticínio.
A ideia é dobrar a área de produção. A expectativa é que, em 10 anos, o negócio fique 10 vezes maior comparado ao que é hoje. Com isso, uma nova fábrica poderá sair do papel.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos: mais assistidos do Globo Ruralg1 > EconomiaRead More