RÁDIO BPA

TV BPA

Forças russas estão perto de cercar tropas ucranianas no leste

Três meses após a invasão da Ucrânia, a Rússia abandonou seu ataque à capital Kiev e tenta consolidar o controle da região industrial oriental de Donbass, onde apoia separatistas desde 2014. Russos tomaram 90% da província de Luhansk no Leste da Ucrânia
Forças russas aproximaram-se de tropas ucranianas no leste, ocupando brevemente, antes de recuarem, posições na última rodovia rumo a duas cidades cruciais controladas pela Ucrânia, disse uma autoridade ucraniana nesta quinta-feira (26).
Três meses após a invasão da Ucrânia, a Rússia abandonou seu ataque à capital Kiev e tenta consolidar o controle da região industrial oriental de Donbass, onde apoia separatistas desde 2014.
Leia também
Combates no Donbass atingem ‘intensidade máxima’, diz Ucrânia
Guerra na Ucrânia completa três meses e forças russas se concentram na conquista do leste do país
Milhares de soldados promovem ataques de três lados na tentativa de cercar as forças ucranianas em Sievierodonetsk e Lysychansk. Caso as duas cidades ao longo do rio Siverskiy Donets caiam, quase toda a província de Luhansk, em Donbass, estaria sob controle russo.
Nuvem de gás nítrico na região de Luhansk
Divulgação/Parlamento ucraniano
“A Rússia tem a vantagem, mas estamos fazendo tudo o que podemos”, disse o general Oleksiy Gromov, vice-chefe do departamento de operações do Estado-Maior da Ucrânia.
O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, afirmou que cerca de 50 soldados russos chegaram à rodovia e “conseguiram se firmar”, chegando a estabelecer um posto de controle.
“O posto de controle foi quebrado, eles foram mandados de volta… o Exército russo não controla a rota agora, mas eles estão bombardeando”, disse ele. É possível que as tropas ucranianas deixem “um assentamento, talvez dois. Precisamos vencer a guerra, não a batalha”, afirmou.
Tanques russos avançam sobre área próxima a Mariupol, foco da nova fase da guerra ucraniana, junto com a região do Donbass, no leste da Ucrânia
Alexei Alexandrov/ AP
“Está claro que nossos rapazes estão recuando lentamente para posições mais fortificadas — precisamos conter essa horda”, afirmou Gaidai.
Analistas militares ocidentais veem a batalha pelas duas cidades como um potencial ponto de virada na guerra, agora que a Rússia redefiniu seu principal objetivo de capturar o leste.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *