Imprensa internacional repercute tragédia que deixou mais de 90 mortes por causa da chuva em Pernambuco
‘Mudanças climáticas’, ‘favelas’ e Bolsonaro foram alguns dos temas abordados por meios de comunicação de outros países. Bombeiros buscam desaparecidos em meio a escombros em Vila dos Milagres, no Barro, Zona Oeste do Recife
Marlon Costa/Pernambuco Press
A tragédia que deixou mais de 90 mortos em Pernambuco e mais de 6 mil pessoas desabrigadas por causa das chuvas no Grande Recife teve repercussão internacional em diversos meios. De acordo com o governo estadual ainda há mais de 20 pessoas desaparecidas em meio à lama.
LEIA TAMBÉM:
Ultrapassa 90 o número de mortos
Veja quem são as vítimas identificadas
‘Esquecem da gente’, diz moradora de comunidade onde mais de 20 morreram
‘Daily Mail’ (Reino Unido)
‘Daily Mail’ repercute mortes por causa das chuvas no Grande Recife
Reprodução
O jornal britânico “Daily Mail” destacou a quantidade de mortes confirmadas no estado, que era de 91 até a tarde da segunda-feira (30). Outros dois corpos foram encontrados após o último balanço do governo, totalizando 93 (leia o texto da publicação).
Com o título “Pelo menos 91 mortos e 26 desaparecidos após chuvas torrenciais provocarem inundações e deslizamentos de terra no Norte do Brasil – enquanto equipes de resgate lutam para encontrar sobreviventes”, o texto também falou sobre Jardim Monte Verde, entre o Recife e Jaboatão, onde houve mais mortes e há o principal ponto de buscas.
O “Daily Mail” também lembrou outros desastres naturais recentes, como as chuvas que deixaram 234 mortos em Petrópolis (RJ), e o temporal que matou mais de 20 na Bahia.
‘Deutsche Welle’ (Alemanha)
‘Deutsche Welle’ sobre chuvas no Grande Recife
Reprodução
A alemã “Deutsche Welle” também destacou as mortes no Grande Recife, com o título “Pelo menos 91 mortos e dezenas de desaparecidos após inundações no Brasil”. A publicação também falou sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos locais atingidos. Na segunda-feira (30) ele passou duas horas e meia em Pernambuco e sobrevoou por meia hora a Região Metropolitana.
‘The Guardian’ (Reino Unido)
‘The Guardian’ repercute chuvas no Grande Recife
Reprodução
O britânico “The Guardian” citou as mudanças climáticas como uma das principais causas para os desastres, com o título “Pelo menos 91 mortos em inundações e deslizamentos de terra no Brasil e muitos mais desaparecidos”.
“Chuvas fortes atingiram Pernambuco na semana passada, provocando deslizamentos de terra na sexta-feira que destruíram moradias em bairros pobres ou favelas construídas em encostas propensas a esses desastres naturais”, diz a publicação.
O “The Guardian” também citou a declaração do presidente Bolsonaro, que disse que “infelizmente essas catástrofes acontecem”.
CNN (Estados Unidos)
CNN internacional destaca tragédia em Pernambuco
Reprodução
A CNN internacional falou sobre a quantidade de mortos e citou a declaração do governador Paulo Câmara (PSB) de que mais pessoas podem estar entre os desaparecidos, bem como a visita de Bolsonaro ao Grande Recife.
“Sobe para 91 o número de mortos por fortes chuvas no nordeste do Brasil”, diz o título da publicação.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 diasg1 > MundoRead More