Kremlin se recusa a dizer se Putin pediu desculpas a Israel por comentários sobre Hitler
Anteriormente, o primeiro-ministro israelense havia dito que o presidente russo havia se desculpado. O presidente russo, Vladimir Putin, durante discurso no Parlamento russo no qual fez novas ameaças ao Ocidente, em 27 de abril de 2022
Alexei Danichev/ via Reuters
O Kremlin recusou-se nesta sexta-feira (6) a dizer se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, após uma afirmação do ministro das Relações Exteriores russo de que Adolf Hitler tinha origem judaica.
Israel criticou o chanceler russo, Sergei Lavrov, pelos comentários e descreveu as afirmações dele como uma falsidade “imperdoável” que minimizou os horrores do Holocausto nazista.
Bennett disse nesta quinta-feira que Putin havia pedido desculpas pelo comentário, e que ele, Bennett, havia aceitado o pedido de desculpas.
Relembre o caso
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, durante entrevista coletiva em 24 de março
Kirill Kudryavtsev/Pool via REUTERS
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou em uma entrevista a um canal de televisão italiano que o ditador alemão Adolf Hitler tinha origens judaicas. A declaração causou revolta no governo de Israel, que convocou o embaixador russo no país para pedir esclarecimentos.
Na entrevista, Lavrov foi perguntado como a Rússia poderia dizer que precisava “desnazificar” a Ucrânia – um dos argumentos de Moscou para invadir o país vizinho – se o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é judeu.
“Acho que Hitler também tinha origens judaicas, portanto isso não significa nada”, respondeu o chanceler russo à entrevistadora.
Presidente do Memorial do Holocausto nega falas de Lavrov sobre Hitler ter raízes judaicas
Membros do governo israelense demonstraram repúdia à fala e pediram exclarecimentos. Três dias depois os dois lados se conversaram virtualmente e, segundo o primeiro-ministro de Israel, Putin teria pedido desculpas pelo ocorrido.g1 > MundoRead More