RÁDIO BPA

TV BPA

Líder ortodoxo russo repreende Papa por fala sobre sua relação com Putin e eleva tensão entre as duas igrejas

Francisco disse em uma entrevista que o patriarca Kirill, que comanda a Igreja Ortodoxa da Rússia e ´é aliado de Vladimir Putin, ‘não pode se tornar o coroinha’ do presidente russo. Na semana passada, o Vaticano cancelou um encontro que os dois teriam em junho. O Papa Francisco e o Patriarca Kirill, líder da Igreja Ortodoxa russa, em um encontro histórico realizado em Cuba em 2016. Francisco decidiu cancelar nova reunião dos dois pelos posicionamentos de Kirill a favor da guerra
Reuters
O líder da Igreja Ortodoxa russa, o Patriarca Kirill, repreendeu nesta quarta-feira (4) o Papa Francisco por uma fala do pontífice criticando a proximidade de Kirill com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O Papa disse ao jornal italiano “Corriere Della Sera” na terça-feir (3) que o patriarca Kirill “não pode se tornar o coroinha de Putin”. Kirill é um forte aliado do presidente russo e apoia a invasão da Rússia à Ucrânia.
Nesta quarta-feira, o líder ortodoxo declarou, através de um comunicado, que Francisco usou “o tom errado” ao se referir a ele dessa maneira. Kirril chamou o episódio de “lamentável”.
“O Papa Francisco escolheu um tom incorreto. Essas declarações dificilmente contribuirão para o estabelecimento de um diálogo construtivo entre a Igreja Católica Romana e as Igrejas Ortodoxas Russas”, afirmou o Patriarcado de Moscou em um comunicado.
As declarações elevam as tensões entre as duas igrejas, que vinham ensaiando um diálogo. Em 2016, os dois mantiveram um encontro histórico em Cuba. Há um mês e meio, Francisco e Kirill haviam se falado por telefone.
Ambos tinham um encontro agendado para junho em Israel, mas, na semana passada, o Papa anunciou que decidiu cancelar a reunião após ser aconselhado pelo Vaticano, por conta da postura de Kirill sobre a guerra.
O líder ortodoxo tem defendido as investidas das tropas russas desde o início da invasão de seu país à Ucrânia, o que abriu fendas dentro da própria Igreja Ortodoxa Russa, a maior entre as Igrejas Ortodoxas, que romperam com o cristianismo do Ocidente em 1054.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *