Ministra das Relações Exteriores da Alemanha visitará a Ucrânia em breve, diz Scholz
Segundo anúncio do líder alemão, Annalena Baerbock visitará Kiev após conversa entre presidente alemão e Zelensky. Annalena Baerbock, ministra das relações exteriores da Alemanha, em discurso durante a conferência de segurança de Munique, neste sábado (19)
Andreas Gebert/Reuters
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, visitará a Ucrânia em breve, depois que os dois países consertaram uma divergência diplomática sobre a recusa de Kiev em receber o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, disse o chanceler Olaf Scholz nesta quinta-feira.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e Steinmeier tiveram “boas conversas” nesta quinta-feira, disse Scholz em entrevista coletiva.
O chefe de Estado alemão planejava visitar a capital ucraniana em meados de abril, mas Kiev se recusou a recebê-lo, em meio à inquietação por seu apoio anterior à reaproximação com a Rússia.
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante entrevista para a TV ucraniana durante esta terça-feira (5)
Serviço de mídia da presidência/via REUTERS
A recusa de Kiev causou um escândalo na Alemanha e levou Scholz a dizer que não visitaria o país devastado pela guerra antes que o presidente alemão o fizesse.
“Tive uma conversa boa, construtiva e importante com o Presidente Federal da Alemanha, Sr. Steinmeier. Agradecido pelo forte apoio à Ucrânia. Espere que seja intensificado. A liderança da Alemanha é importante para combater a agressão da Rússia. Informado sobre a situação na linha de frente, situação crítica em Mariupol”, disse Zelensky em sua rede social nesta quinta-feira.g1 > MundoRead More