RÁDIO BPA

TV BPA

O dia em que a Argentina parou para responder ao Censo

O governo de Alberto Fernández decretou feriado nacional nesta semana para que os pesquisadores pudessem encontrar os argentinos em suas casas para responder o Censo atrasado pela pandemia. Coordenadores de pesquisa do Censo argentino
Cortesia Indec
A Argentina tem mais de 47 milhões de habitantes —o país cresceu em 7,2 milhões de pessoas entre 2010 e 2022. São 47,05% de mulheres, 52,83% de homens. E 0,12% não se reconhece nessas duas categorias.
Esses foram os principais resultados do Censo do país, que foi feito entre a quarta-feira (18) e esta quinta-feira.
Dados mais detalhados serão divulgados nos próximos três meses, mas o país consegue publicar um relatório com alguns dos principais itens do Censo por causa da maneira que se organiza a coleta de dados: é tudo feito em um dia só.
Leia também
Com quase um século de atraso, Argentina inicia julgamento por massacre de indígenas
Argentinos ‘vêm da Europa’? Entenda de onde vem essa autoimagem citada em fala polêmica de Alberto Fernández
Pela primeira vez na história da Argentina, censo inclui identidade de gênero
Na quarta-feira houve um feriado nacional para que o Censo fosse realizado.
O comércio fecha, e as pessoas ficam em casa para responder os pesquisadores ou em formato digital.
A aplicação está dois anos atrasada —houve adiamentos por causa da pandemia.
Apesar de as perguntas terem todas sido respondidas em um só dia, o processo teve uma fase inicial. Desde março, os moradores do país indicaram se preferiam preencher as perguntas pela internet. Quem não conseguiu ou preferiu fazer o processo online respondeu presencialmente na quarta-feira.
“Qualquer morador da casa, maior de 14 anos, pode completar o Censo informando seu DNI (o RG argentino) e os dados das pessoas que vivem no imóvel”, informa o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), em sua página na internet.
Pesquisadora do Censo argentino
Cortesia Indec
As perguntas
Os representantes de família responderam 60 perguntas, no total.
A ideia do Censo é ajudar a entender o país, e estudos e políticas públicas são feitos. Assim, além das perguntas sobre gênero, há diversas outras, como:
Qual a nacionalidade dos moradores do país?
Qual é o tipo de casa?
Quantos cômodos há na residência?
Qual o tipo de piso?
O gás é de botijão ou encanado?
Observadores internacionais acompanharam a realização do Censo, disse Marco Lavagna, diretor do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). No passado, já houve suspeitas de que os dados do Indec eram manipulados.
Sem auxílio social durante pandemia, pobreza extrema na Argentina teria dobrado, aponta estudo
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *