Parlamento da Lituânia aprova resolução acusando a invasão na Ucrânia como genocídio e a Rússia como perpetradora de terrorismo
O Seimas, como é conhecido, aprovou a resolução de forma unânime. Visão do Parlamento da Lituânia exibindo as cores ucranianas nas suas paredes.
Reprodução/Facebook/Seimas
O Parlamento lituano aprovou nesta terça-feira (10) uma resolução declarando a invasão da Ucrânia um “genocídio” e a Rússia um perpetrador de terrorismo.
“A agressão armada em larga escala (guerra) contra a Ucrânia pelas forças armadas da Federação Russa e sua liderança política e militar são consideradas como genocídio contra o povo ucraniano”, reconheceu o Seimas.
A decisão, que foi aprovada por unanimidade, acusa as forças militares russas de “alvejar alvos civis de forma deliberada e sistemática”, declarando a Rússia “um estado que apoia e perpetra o terrorismo”.
Guerra na Ucrânia – Homem anda em meio a prédios destruídos em Mariupol em 22 de abril de 2022
REUTERS/Alexander Ermochenko
O Seimas também pediu a criação de um tribunal internacional para investigar supostos crimes de guerra russos na Ucrânia.g1 > MundoRead More