RÁDIO BPA

TV BPA

PIB dos EUA é revisado para baixo, com queda de 1,5% no 1º trimestre

É a primeira queda desde a contração registrada no início da pandemia de coronavírus, em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano foi revisado para baixo. Depois dos dados preliminares, divulgados no mês passado, apontarem queda de 1,4%, a revisão divulgada nesta quinta-feira (26) apontou um recuo maior, de 1,5%, segundo dados do escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país. Os números ainda vão passar por uma segunda revisão.
Foi o primeiro declínio desde a recessão do início da pandemia, há quase dois anos.
A queda vem após um forte crescimento de 6,9% no último trimestre de 2021.
De acordo com o escritório, uma alta nos casos de Covid-19 resultaram na continuidade de restrições e em perturbações à operação de negócios em partes do país. Além disso, a assistência governamental à população e às empresas chegaram ao fim ou foram reduzidas, prejudicando o resultado da economia.
A queda no PIB refletiu uma redução nos estoques de investimento privados, exportações, gastos dos governos e uma alta nas importações. Já o consumo das famílias cresceu no período.
Queda de 0,38% em relação ao trimestre anterior

Os EUA utilizam uma metodologia diferente da feita pela maioria dos países para a divulgação do PIB trimestral. No Brasil, por exemplo, o IBGE divulga o crescimento trimestral em relação ao trimestre imediatamente anterior e em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa anualizada significa a variação do PIB se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantida por um ano inteiro.
Na metodologia usada no Brasil, o PIB dos EUA apontaria uma queda de 0,38%.g1 > EconomiaRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *