Presidente do Conselho Europeu foi forçado a se esconder em bunker durante visita à Ucrânia
Charles Michel estava em Odessa para reunião com primeiro-ministro ucraniano. Ataques russos à cidade fizeram que eles se reunissem em abrigo anti-bomba. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o primeiro-ministro ucraniano, Denys Smyhal, esperam dentro de um abrigo antiaéreo
Dario Pignatelli/European Union/Handout via REUTERS
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, teve que se esconder em um bunker durante sua visita a Odessa nesta segunda-feira (9). O representante da União Europeia fazia uma reunião com o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, quando a cidade passou a ser bombardeada por mísseis russos.
Durante sua visita, Michel conversou com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, com foco em possíveis medidas para desbloquear os portos da Ucrânia para exportações de grãos, disse o gabinete do primeiro-ministro.
O bloqueio da Rússia aos portos ucranianos do Mar Negro forçou os exportadores de grãos a procurar outras alternativas de transporte. A carga é carregada em trens, caminhões ou barcaças e levada para a Romênia, que se tornou um importante centro de exportação para as colheitas da Ucrânia.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o primeiro-ministro ucraniano, Denys Smyhal, esperam dentro de um abrigo antiaéreo
Dario Pignatelli/European Union/Handout via REUTERS
Em um post no aplicativo de mensagens Telegram depois de falar com Michel e Shmyhal via link de vídeo, o presidente ucraniano Zelensky escreveu: “É importante evitar uma crise alimentar no mundo causada pelas ações agressivas da Rússia'”.
Zelensky pediu que medidas imediatas sejam tomadas. desbloquear os portos ucranianos para as exportações de trigo e evitar uma crise alimentar global.
Zelensky agradeceu a Michel por visitar a Ucrânia no Dia da Vitória, aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.g1 > MundoRead More