Primeira reunião da UE sobre sanção ao petróleo russo termina sem acordo
Primeiras atualizações dão conta de que Hungria não aprovou boicote. Representantes irão se encontrar novamente nesta quinta-feira. Uma reunião entre representantes da União Europeia para definir futuro sobre embargo em petróleo russo terminou sem acordo, nesta quarta-feira (4). O próximo encontro foi marcado para esta quinta-feira.
As primeiras informações divulgadas dão conta de que a Hungria foi um dos países contra por não conseguir abrir mão imediatamente. A Finlândia já se posicionou a favor do embargo.
A Hungria não pode apoiar um embargo proposto pela União Europeia às importações de petróleo bruto da Rússia, pois isso destruiria sua segurança energética, disse o ministro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, nesta quarta-feira.
“O pacote de sanções de Bruxelas proibiria embarques de petróleo da Rússia para a Europa, com um prazo bastante curto, no caso da Hungria no final do próximo ano”, disse Szijjarto em um vídeo no Facebook, acrescentando que a Hungria não pode apoiar as medidas em sua forma atual.
A Hungria só poderia concordar com essas medidas se as importações de petróleo bruto da Rússia via gasoduto fossem isentas das sanções, disse o ministro.
A Hungria tem uma posição mais próxima ao governo russo, em especial pela ligação de seu primeiro-ministro Viktor Orbán e Vladimir Putin.g1 > MundoRead More