Região separatista da Geórgia fará referendo em julho para se unir à Rússia
O líder da região de Ossétia do Sul determinou que o referendo vai ocorrer no dia 17 de julho. Manifestação contra a Rússia em Tiblíssi, na Georgia, em 9 de maio de 2022
Vano Shlamov/AFP
As autoridades da região separatista georgiana pró-russa da Ossétia do Sul anunciaram nesta sexta-feira (13) que organizarão um referendo em 17 de julho sobre sua integração à Rússia.
O líder da região, Anatoly Bibilov assinou um decreto sobre a realização de um referendo na República da Ossétia do Sul, disseram em comunicado, referindo-se à aspiração “histórica” dos habitantes desta região georgiana de aderir à Rússia, país com o qual faz fronteira.
Ex-presidente preso
O ex-presidente georgiano Mikhail Saakashvili está preso e já fez duas greves de fome. Sua condição de saúde piorou por isso.
Saakashvili cumpre uma sentença de condenação por abuso de poder. Ele afirma que o caso tem motivações políticas.
Presidente da Geórgia de 2004 a 2013, Sakaashvili foi detido e preso em outubro de 2021, ao voltar para o país após um exílio de vários anos.
Sua prisão alimentou a crise política que explodiu após as eleições legislativas de 2020. Nelas, o partido da situação obteve uma vitória muito apertada, denunciada como fraude pela oposição.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More