RÁDIO BPA

TV BPA

Rússia diz que está diminuindo ritmo no leste ucraniano para retirada de civis

Ministro da Defesa russos disse que estão sendo declarados cessar-fogos e corredores humanitários estão sendo feitos. Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, durante discurso nesta terça-feira (24)
REUTERS
O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse na terça-feira (24) que a Rússia está deliberadamente desacelerando sua ofensiva na Ucrânia para permitir a retirada de civis.
“Estão sendo declarados cessar-fogos e criados corredores humanitários para tirar as pessoas dos assentamentos cercados”, disse Shoigu em declarações televisionadas no dia 90 do que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.
Soldado russo patrulha o porto de Mariupol em 29 de abril
AFP/Andrey Borodulin
“É claro que isso diminui o ritmo da ofensiva, mas isso é feito deliberadamente para evitar baixas entre a população civil”, disse ele aos ministros da Defesa da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), uma aliança militar da Rússia e cinco outros ex-ministros de repúblicas soviéticas.
Apesar dos comentários de Shoigu sobre poupar civis, as Nações Unidas registraram, pelo menos, 3.930 baixas civis durante o conflito.
A Rússia negou repetidamente atacar áreas civis e acusou a Ucrânia, sem provas, de usar pessoas como “escudos humanos”.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *