Rússia pede desculpas por fala associando Hitler ao judaísmo, diz Israel
Primeiro-ministro israelense ter recebido pedido de Vladimir Putin por telefone. No fim de semana, chanceler russo disse em entrevista que Hitler era judeu. Memorial do Holocausto, Israel e Alemanha afirma que informação é falsa. Ministro russo Sergei Lavrov, que disse em entrevista que Hitler é judeu. Informação é falsa, afirma memorial do Holocausto e governos de Israel e da Alemanha.
Reuters via BBC
O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennet, disse nesta quinta-feira (5) que recebeu um pedido formal de desculpa da Rússia pela declaração feita pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, relacionando erroneamente o ditador alemão Adolf Hitler ao judaísmo.
No fim de semana, Lavrov afirmou em uma entrevista à uma rede de televisão italiana que Hitler tinha sangue judeu, o que, segundo Israel e o Museu do Holocausto, é uma informação falsa e um erro histórico que é usado há décadas para fins políticos.
Bennett afirmou ter falado com Putin por telefone e que aceitou as desculpas. O primeiro-ministro israelense disse ter aproveitado a ligação para pedir que Putin fizesse um corredor humanitário para permitir a saída de civis que estão retidos no complexo de Azovstal, metalúrgica na cidade de Mariupol que é o último ponto controlado pela Ucrânia na cidade.
Críticas
A fala de Lavrov gerou indignação e críticas por parte de governos como o da Alemanha e de Israel, que condenaram a afirmação e disseram se tratar de informação falsa.
Presidente do Memorial do Holocausto nega falas de Lavrov sobre Hitler ter raízes judaicas
O presidente do Yad Vachem, o memorial israelense do Holocausto, Dani Dayan, criticou as declarações de Lavrov como “comentários infundados, delirantes e perigosos que merecem ser condenados”
Leia mais:
Chanceler russo sugere que Hitler tinha origens judaicas; Israel e Alemanha criticam comentário
Hitler tinha antepassado judeu? Entenda a origem de comentário do chanceler russo que indignou Israelg1 > MundoRead More