Serviços impulsionam PIB no 1º trimestre, aponta monitor da FGV
Economia cresceu 1,5% na comparação com os três meses anteriores, indica pesquisa. Dados oficiais serão divulgados em junho pelo IBGE. A economia brasileira cresceu 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, apontam dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta terça-feira (17). Os dados oficiais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro serão divulgados no dia 2 de junho pelo IBGE.
Os serviços foram destaque no desempenho do PIB no início deste ano, segundo a FGV.
“Por ter sido fortemente impactado pela pandemia, este setor tem tido bastante espaço para crescer e recuperar o nível de atividade que possuía antes da chegada da pandemia”, diz em nota Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Na passagem de fevereiro para março, a economia mostrou alta de 1,8%. Já na comparação do 1º trimestre com o mesmo período de 2021, a expansão foi de 2,4%.
Consumo das famílias e investimento
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 3,4% frente ao 1º trimestre do ano passado, com destaque para o consumo de serviços. Já os investimentos tiveram alta de 1,5% – apesar da queda de 4,8% em máquinas e equipamentos.g1 > EconomiaRead More