Turquia diz a membros da Otan que não aprovará entrada de Finlândia e Suécia
Secretário-geral da Otan retrucou fala de presidente turco e afirmou que diálogo com Ancara foi aberto. Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (esq.) ao lado da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen
Ritzau Scanpix/Martin Sylvest via REUTERS
A Turquia já comunicou aos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que vai vetar a entrada da Finlândia e da Suécia na aliança militar, informou nesta nesta quinta-feira (19) o presidente turco, Tayip Erdogan.
“Nós continuaremos com a nossa política de forma determinante. Nós comunicados aos aliados que diremos não para a candidatura da Finlândia e a Suécia”, afirmou Erdogan, em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
No fim de semana, Finlândia e Suécia protocolaram o pedido formal para ingressar no bloco, uma possibilidade que haviam começado a considerar após a invasão da Rússia à Ucrânia.
A posição da Turquia complica as novas adesões, que outros mebros da aliança como Estados Unidos e Alemanha apoiam. Isso porque a entrada de um novo membro da Otan precisa da aprovação unânime dos integrantes do grupo.
Já o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, tentou nesta quinta-feira (19) amenizar a situação. Em Copenhague, onde se reuniu com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que não é incomum que os membros da aliança discordarem e que um diálogo já foi aberto com membros do governo turco.
Stoltenberg afirmou ainda que a organização está considerando as preocupações que a Turquia expressou sobre as novas entradas e que um diálogo foi aberto.
A Turquia exige que a Finlândia e a Suécia repatriem cidadãos turcos considerados terroristas pelo governo turco. Ancara acusa os dois países nórdicos de terem dado refúgio a membros do PKK, o partido que Erdogan diz ser terrorista.
“A Otan é uma aliança de segurança e não podemos aceitar que terroristas estejam nela”, declarou Erdogan.
Leia mais:
Presidente da Finlândia diz que irá resolver impasse com a Turquia
Turquia busca concessões militares ao se opor à entrada de Finlândia e Suécia na OTAN
Por que Turquia diz que vetará entrada de Suécia e Finlândia na Otang1 > MundoRead More