RÁDIO BPA

TV BPA

UE deve vender ativos russos confiscados; valor arrecadado será destinado à Ucrânia

Presidente do Conselho, Charles Michel, disse que verba deve ser redirecionada para a reconstrução do país. Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, durante discurso em Kiev no dia 20 de abril de 2022
Valentyn Ogirenko/REUTERS
A União Europeia deve confiscar e vender os ativos russos que apreendeu por meio de sanções e usar os recursos para reconstruir a Ucrânia, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, nesta quinta-feira à agência de notícias Interfax-Ucrânia.
“Estou absolutamente convencido de que isso é extremamente importante não apenas para congelar bens, mas também para permitir confiscá-los, disponibilizá-los para a reconstrução do país”, disse Michel.
A UE disse no mês passado que congelou € 30 bilhões em ativos vinculados a indivíduos russos e bielorrussos na lista negra. As observações de Michel fazem dele o primeiro alto funcionário da UE a propor o confisco desses bens, informa a AFP.
“Na minha opinião, esta é uma questão de justiça, não apenas a ideia de congelar os bens, mas o confisco para disponibilizar esse dinheiro às autoridades ucranianas pela confiança encontrada e por todos esses objetivos que mencionei, especialmente para a reconstrução do país, é uma questão de equidade, uma questão de justiça”, completou.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *