RÁDIO BPA

TV BPA

Usina de Azovstal será demolida, diz agência russa

O local ficou conhecido por o último ponto de resistência da Ucrânia na cidade de Mariupol. Imagem aberta mostra siderúrgica Azovstal, símbolo da resistência ucraniana em Mariupol
Alexander Ermochenko/REUTERS
O líder do movimento separatista de Donetsk, Denis Pushilin, disse a jornalistas nesta quarta-feira (18) que a usina de Azovstal será demolida e outro empreendimento tomará seu lugar, segundo informou a agência de notícias Gazeta Russa.
A cidade de Mariupol foi bombardeada frequentemente por, pelo menos, três semanas. Em um dos atos de defesa, militares do grupo Azov e mais alguns civis se esconderam dentro do complexo siderúrgico de aproximadamente 11km².
Rússia divulga imagem dos soldados ucranianos deixando Azovstal
Nesta segunda-feira, porém, os militares que seguiam lutando dentro da siderúrgica se renderam e foram levados para o território russo.
Em um comunicado divulgado posteriomente, o Ministério da Defesa da Rússia disse que 959 militares ucranianos que estavam entrincheirados na siderúrgica Azovstal teriam se rendido.
“Nas últimas 24 horas, 694 combatentes, incluindo 29 feridos, se tornaram prisioneiros. Desde 16 de maio, 959 combatentes, entre eles 80 feridos, se renderam”, afirma o comunicado.
Tropas ucranianas mobilizadas na região de Lugansk, leste da Ucrânia
Anatolii Stepanov/AFP
De acordo com a nota, 51 deles foram hospitalizados em Novoazovsk, uma localidade sob controle dos russos e seus aliados separatistas na região de Donetsk (leste).
O ministério não revelou o destino dos prisioneiros. As autoridades russas afirmaram em diversas ocasiões que alguns deles não são considerados soldados, e sim combatentes neonazistas.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *