Agricultor do Vale do Paraíba cria o primeiro miniarroz preto produzido no Brasil
Morador de Pindamonhangaba substituiu a produção do tradicional arroz branco por variedades especiais. Agricultor do Vale do Paraíba cria o primeiro miniarroz preto produzido no Brasil
A região do Vale do Paraíba abriga a maior produção de arroz irrigado do estado de São Paulo. São 80 agricultores dedicados à cultura, principalmente do tradicional arroz branco, o agulhinha.
José Francisco Ruzene, conhecido como Chicão, é um deles. Ele tem uma área arrendada de 125 hectares, em Pindamonhangaba. Mas como não conseguia cobrir os custos de produção do agulhinha, ele traçou uma trajetória um pouco diferente dos outros agricultores.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
No início dos anos 2000, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) apresentou uma nova variedade para os produtores da região: um arroz preto bem diferente do que eles estavam acostumados. Na época, muitos agricultores não se empolgaram.
Mas Chicão decidiu aceitar o desafio e começou a produzir a variedade. O arroz preto, aos poucos, foi conquistando o mercado e tomou conta da maior parte de sua lavoura. Foi quando percebeu que poderia investir para criar o próprio arroz especial.
A virada na produção exigiu a construção de uma espécie de laboratório para criar as novas variedades. São diferentes tipos, cores, formatos e tamanhos de arroz. Alguns já prontos e outros ainda em teste, como um miniarroz vermelho.
O espaço fica em Guaratinguetá e quem cuida é a irmã dele, a agrônoma Maria Oséas. E foi nessa área que surgiu o piagui, o primeiro miniarroz preto produzido no Brasil. Ele é resultado do cruzamento de variedades. Deu tão certo que hoje o piagui é o queridinho da família.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Ruralg1 > EconomiaRead More