Censo 2022: inscrições para novo concurso do IBGE com 1,8 mil vagas na região de Campinas chegam ao fim nesta quarta
Oportunidades são para cargo de recenseador e a remuneração pode ultrapassar R$ 3 mil. Veja dados por cidade, pré-requisitos e como participar do processo seletivo. Oportunidades em novo concurso do IBGE são para cargo de recenseador
Divulgação/IBGE
Terminam nesta quarta-feira (15) as inscrições para as 1.894 vagas destinadas às 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas no novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para interessados em trabalhar como recenseadores no Censo Demográfico 2022. As oportunidades foram abertas na última quinta-feira (9) – veja abaixo o total por município e detalhes do processo seletivo.
As inscrições, gratuitas, são realizadas pela internet, e a seleção será feita por análise curricular. O g1 pediu ao IBGE um número atualizado de quantas vagas seguem sem ser preenchidas em cada cidade da região, mas o órgão enviou apenas os dados que já haviam sido divulgados na abertura do concurso. Em todo o Brasil são oferecidas 48.535 vagas.
Clique aqui para ver o edital simplificado
Clique aqui para ver o edital completo
Clique aqui para se inscrever no Censo 2022
Das 706 oportunidades oferecidas em Campinas, 382 delas são voltadas à região Noroeste da cidade. Veja a divisão:
Ouro Verde e Campo Grande: 110
Região Noroeste: 382
Região Nordeste: 213
Sudeste: 1
Jornada e remuneração
De acordo com o IBGE, o novo concurso é um Processo Seletivo Simplificado Complementar ao edital anterior, lançado em dezembro de 2021. A remuneração oferecida para os aprovados vai variar de acordo com a produtividade e as horas trabalhadas – a partir de 25 horas semanais.
“A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados”, diz o edital.
Em Campinas, por exemplo, uma pessoa que trabalhar no cargo por 25 horas semanais deverá receber, no mês, R$ 1.537,96. Se optar por 50 horas por semana, a remuneração mensal pode chegar a 3.107,96.
O IBGE preparou uma calculadora online para fazer a simulação; acesse aqui.
Os novos funcionários também precisam participar do treinamento oferecido pelo IBGE. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
Pré-requisitos
Confira abaixo os pré-requisitos para os interessados em trabalhar como recenseador:
Ter ao menos ensino fundamental completo.
Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
VÍDEOS: confira outros destaques da região
Veja mais notícias da região no g1 Campinasg1 > EconomiaRead More