Comissão Europeia emite parecer favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia
Adesão ao bloco só será efetivada se todos os membros do grupo votarem a favor dela. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutem adesão da Ucrânia à União Europeia
Valentyn Ogirenko/REUTERS
A Comissão Europeia, órgão independente que representa os interesses da União Europeia, emitiu nesta sexta-feira (17) um parecer favorável à entrada da Ucrânia no bloco. É um passo importante para que o país, em guerra contra a Rússia há mais de 100 dias, seja aceito no grupo.
O processo irá adiante se os 27 membros da UE concordarem com a decisão (veja vídeo abaixo).
União Europeia recomenda candidatura de Ucrânia ao bloco
Este comunicado da Comissão foi publicado um dia após líderes das principais potências do bloco visitarem Kiev, capital ucraniana, em uma clara demonstração de apoio ao país.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o presidente romeno, Klaus Iohannis, posam para uma foto em Kiev.
Ludovic Marin/REUTERS
Emmanuel Macron, presidente da França, e os chefes de governo da Alemanha, Olaf Scholz, e da Itália, Mario Draghi, chegaram à cidade de trem, na primeira viagem deles à Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Eles imediatamente foram para Irpin e reuniram-se com o presidente da Romênia, Klaus Iohannis.
“Nós quatro apoiamos o status de candidato imediato” da Ucrânia à adesão ao bloco, declarou Macron, em entrevista coletiva com seus três colegas.g1 > MundoRead More