RÁDIO BPA

TV BPA

EUA confirmam exclusão de Cuba, Venezuela e Nicarágua da Cúpula das Américas; Obrador cancela participação

Presidente do México alegou que faltará ao encontro em retaliação. Governo Biden confirmou que não convidou os três países latino-americanos. Bolsonaro estará no encontro, que acontece esta semana em Los Angeles. O presidente do México, López Obrador, em evento na Cidade do México em 2020
REUTERS/Henry Romero
O governo dos Estados Unidos confirmaram nesta segunda-feira (6) à agência de notícias Reuters que não convidou os líderes de Cuba, Venezuela e Nicarágua para participar da Cúpula das Américas de 2022, que acontece esta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em retaliação, o presidente do México, López Obrador, anunciou que também não irá ao encontro. Obrador seria uma das principais presenças do reunião, que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, participará.
O líder mexicano alegou que não irá à reunião em protesto contra o fato de os Estados Unidos não terem convidado representantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Na semana passada, ele e líderes de países como Bolívia, Guatemala e Honduras já haviam ameaçado faltar à cúpula em retaliação.
Montagem com fotos dos presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Venezuela, Nicolás Maduro
Nicholas Kamm/AFP e Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
O governo dos Estados Unidos alegou que os países não convidados violam a Carta Democrática Interamericana.
Na semana passada, Washington expressou que se preocupava especificamente com a ausência de Obrador, com que o presidente dos EUA, Joe Biden, que debater sobre migração.
“Nossa relação com o México é e continuará sendo positiva, e o presidente quer pessoalmente que López Obrador compareça”, disse na semana passada o principal conselheiro da Casa Branca para as Américas, Juan González.
Em seu lugar, Obrador enviará o ministro de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.
Leia também:
Entenda por que Biden quer se aproximar de países latino-americanos e saiba quais serão as dificuldades na Cúpula das Américas
Biden e Bolsonaro vão tratar de temas amplos durante o primeiro encontro entre os dois, diz governo dos EUAg1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *