EUA confirmam morte de segundo americano na guerra da Ucrânia
Stephen Zabielski, de 52 anos, lutava com tropas ucranianas no leste da Ucrânia, segundo jornal do país. Soldado ucraniano dispara míssil antitanque em treinamento para enfrentar tropas russas no leste da Ucrânia.
Associated Press
Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira (21) o segundo cidadão americano morto em combate lutando pela Ucrânia. Ainda alertaram sobre os riscos em meio a preocupações de outros dois cidadãos capturados lutando contra a invasão da Rússia.
O Departamento de Estado informou que Stephen Zabielski, de 52 anos, morreu na Ucrânica e estava prestando assistência consular a sua família. Um jornal do Estado de Nova York, onde Zabielski vivia, publicou um obituário que anunciava a morte no dia 15 de maio, “enquanto lutava na guerra na cidade de Dorozhnyank, na Ucrânia”.
“Reafirmamos mais uma vez que os cidadãos americanos não devem viajar à Ucrânia devido o conflito armado em andamento e aos funcionários de segurança do governo russo que miram em cidadãos americanos na Ucrânia”, apontou um porta-voz do Departamento de Estado.
O porta-voz pediu aos cidadãos americanos na Ucrânia que “saiam imediatamente se for seguro, utilizando qualquer opção de transporte terrestre comercial ou privado disponível”.
Zabielski é o segundo americano que morre em combate na Ucrânia, desde o começo da invasão russa no final de fevereiro. O primeiro foi um ex-fuzileiro da Marinha, Willy Joseph Cancel, de 22 anos, no final de abril.
Brasileiro morto
Soldado brasileiro morto na guerra da Ucrânia era formado em enfermagem; Fantástico entrevistou outro brasileiro que estava na mesma operação
No início do mês, o Itamaraty confirmou que um brasileiro que lutava na Ucrânia também morreu no país. O gaúcho André Luis Hack Bahi, 44, era formado em enfermagem e morreu atingido por um tiro durante um combate.
Leia também:
Quem são os americanos presos pelos russos na Ucrânia?
As mortes misteriosas de generais russos em combateg1 > MundoRead More