RÁDIO BPA

TV BPA

Novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro convida Gustavo Petró para a posse

Não é todo dia que alguém com o seu nome assume o cargo mais importante de um país. Montagem com fotos do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro (à esquerda), e do jornalista do g1 Gustavo Petró.
Fred Builes/Reuters e Arquivo pessoal
Em 2021, eu, Gustavo Petró, recebi um convite do político colombiano Gustavo Petro: se ele vencesse a eleição para a Presidência da República, me convidaria para a posse.
Essa conversa ocorreu num programa de TV colombiano. Naquele ano, com a proximidade das eleições na Colômbia e com a semelhança dos nossos nomes – não fosse um acento, seriam idênticos –, comecei a receber mais menções do que o normal, principalmente no Twitter – a maioria xingamentos de eleitores contrários Petro. Virei até um sticker no WhatsApp.
Sticker de Whatsapp com a foto de Gustavo Petró, jornalista brasileiro confundido com Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia.
Arquivo pessoal
No fim da noite de domingo (19), horas depois de anunciada a vitória de Gustavo Petro, eu estava saindo do plantão no g1 quando recebo uma ligação. Era Andrés Hernández, assessor do presidente eleito.
Eu já tinha conversado com Hernández por conta da entrevista – como contei que recebia muitos xingamentos dos colombianos, ele disse que eu poderia chamá-lo caso fosse necessário – e tinha deixado o número registrado no meu celular. Afinal,
“Estou ligando para convidar você para a posse de Gustavo Petro, como ele havia prometido”, disse.
Mesmo com a promessa, eu estava incrédulo que isso aconteceria. Nervoso, respondi em portunhol
“Fico honrado, mas não sou importante. É melhor convidar presidentes e políticos. Não eu.”
Ao que Hernández respondeu: “Você é o homônimo do presidente da Colômbia e está convidado. Vamos acertar os detalhes esta semana”.
Pedi que enviasse meus parabéns e abraço ao novo presidente, o que ele disse que faria. Não é todo o dia que alguém com o seu nome assume o cargo mais importante de um país.
E, assim, fui convidado oficialmente para a posse do novo presidente da Colômbia, . Além disso, minhas redes sociais explodiram. Devo ter recebido uns 4 mil novos seguidores apenas da Colômbia deste domingo de noite para a manhã desta segunda. É uma situação um tanto bizarra.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *