‘Rússia está tentando extinguir população de Donbass’, diz ministra alemã
Annalena Baerbock chamou ofensiva russa na região de ‘onda de destruição’. Annalena Baerbock durante evento no Parlamento Alemão
Hannibal Hanschke/REUTERS
A Rússia adotou uma estratégia de achatar assentamentos a uma distância segura na região de Donbass, na Ucrânia, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, tornando ainda mais importante para Berlim enviar armas defensivas a Kiev.
Em um discurso ao parlamento alemão na quarta-feira (1º), ela disse que a Rússia está travando uma guerra para despovoar e extinguir a civilização na região leste da Ucrânia.
As tropas russas estão destruindo cidades a uma distância segura, disse ela. “Primeiro os mísseis, depois os aviões de guerra com artilharia, e então, quando tudo estiver arrasado, os tanques chegam”.
Annalena Baerbock durante evento na Alemanha
Thilo Schmuelgen/REUTERS
A Alemanha precisava enviar mais artilharia, drones e armas de defesa aérea para ajudar a Ucrânia a se defender desse ataque, acrescentou.
Baerbock criticou os pedidos de negociações diplomáticas com a Rússia dos partidos de esquerda e de direita da Alemanha, dizendo que “vimos nos países vizinhos da Ucrânia que o fim da violência não significa automaticamente liberdade, mas exatamente o oposto”.
A Alemanha precisa se preparar para apoiar a Ucrânia a longo prazo, disse Baerbock, anunciando que o país fornecerá à Ucrânia o sistema de defesa aérea ‘altamente moderno’ IRIS-T nos próximos meses.g1 > MundoRead More