RÁDIO BPA

TV BPA

Soldados da Ucrânia pedem mais armas à União Europeia; decisão deve sair hoje

‘Recebo diariamente mensagens de nossos combatentes dizendo que não aguentam mais e cobrando armas’, diz conselheiro da Presidência ucraniana. Bruxelas deve decidir nesta quarta (15) se aumenta envio de armamentos, o que tem irritado a Rússia. Países da Otan têm fornecido à Ucrânia armas sofisticadas, como esse sistema antitanque, mas Kiev disse que há necessidade de mais armamento.
Getty Images via BBC
A Ucrânia espera uma decisão nesta quarta-feira (15) sobre um aumento das entregas de armas por parte dos aliados ocidentais, anunciou o conselheiro da Presidência do país, Mikhailo Podoliak.
“Recebo diariamente mensagens de nossos combatentes dizendo: ‘Nós aguentamos, mas digam quando as armas chegarão”, afirmou Podoliak. E eu faço a mesma pergunta (…) Bruxelas, estamos esperando uma decisão”.
ASSISTA: Vídeo mostra soldados russos atacando jornalistas com granadas na Ucrânia
Nesta tarde, líderes e representantes de países da União Europeia se reúnem com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, para debater aumento de envio de armas.
O esperado é que os países ocidentais devem passar a fornecer mais armas sofisticadas e de longo alcance daqui para frente. Na quarta-feira (14), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país precisa agora desse tipo de armamento, o que, segundo ele, são essenciais para que as forças ucranianas consigam vencer a guerra que acontece no país desde 24 de fevereiro.
Ataques continuam
Ucrânia: população não consegue fugir ou receber ajuda em Severodonetsk, e Papa volta criticar a Rússia
Enquanto isso, a Rússia segue atacando em duas grandes frentes. Uma delas é a destruição de depósitos militares que abrigam armas vindas do Ocidente, a maior parte deles no lado oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia.
Além disso, as tropas russas têm concentrado suas forças em fortes bombardeios e ofensivas a duas cidades do leste do país: as vizinhas Lysychensk e Severdonetsk, consideradas estratégicas para o plano de Moscou de conquistar toda a região do chamado Donbass, área no leste da Ucrânia que tem fortes movimentos separatistas pró-Rússia.
Leia também:
AMEAÇA: Putin promete ‘resposta fulminante’ a interferências externas na Ucrânia
SANDRA COHEN: Putin tem plano de fome para vencer guerra e desestabilizar Europa, avalia Timothy Snyder
RÚSSIA X OCIDENTE: O território russo na Europa que pode ser ‘cercado’ por países da Otang1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *