RÁDIO BPA

TV BPA

Terremoto de 6,1 graus deixa quatro mortos no sudoeste da China

Tremores aconteceram em Sichuan, onde outro terremoto deixou milhares de pessoas mortas em 2008. Ao menos quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridas em um terremoto de 6,1 graus de magnitude, seguido de um forte tremor secundário, na província de Sichuan, sudoeste da China, informou a imprensa estatal.
Initial plugin text
Vídeos publicados na internet por moradores da cidade mostram ruas tremendo, veículos atingidos por rochas que se desprenderam de uma falésia ou ainda tetos que desabaram.
O terremoto, medido a 17 quilômetros de profundidade, atingiu Lushan, cerca de 100 km a oeste da capital provincial Chengdu, às 17h00 (6h de Brasília), segundo o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC).
Trata-se de uma zona rural montanhosa e habitada.
O terremoto no município de Lushan foi seguido três minutos depois por outro de 4,5 graus no município vizinho de Baoxing, informou o CENC.
Initial plugin text
O balanço mais recente registra “quatro mortos e 14 feridos”, que foram “encaminhados a hospitais” da região, informou o canal público CCTV.
Quase 4.500 médicos, bombeiros, militares, socorristas e policiais foram mobilizados para operações de busca e resgate, atendimentos aos feridos, liberação das vias e transporte de moradores para um local seguro.
O tremor foi sentido em várias cidades da província, incluindo Chengdu, segundo comentários de internautas na rede social Weibo.
“Eu corri os seis andares do meu escritório a toda velocidade. Tenho a impressão que esse terremoto foi muito forte!”, disse um internauta.
Edifícios foram danificados na área do epicentro, mas as autoridades não estão cientes de nenhum desabamento até agora, disseram os bombeiros de Sichuan no Weibo.
Imagens transmitidas pela CCTV, tiradas de uma câmera de vigilância instalada em uma sala de aula, mostram os alunos se refugiando debaixo das mesas.
O chefe do Partido Comunista Chinês (PCC) em um vilarejo perto do epicentro, entrevistado pelo veículo provincial Hongxing Xinwen, declarou que o sinal telefônico foi severamente interrompido após o terremoto.
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou a magnitude do terremoto em 5,9 graus, com epicentro a 10 km de profundidade.
Sichuan
Sichuan, uma região montanhosa e conhecida mundialmente por suas reservas de pandas, é atingida várias vezes por mês por terremotos de intensidades variadas.
Em setembro passado, três pessoas morreram nesta província durante um terremoto e pelo menos 10.000 pessoas foram deslocadas.
Em maio de 2008, um terremoto de 7,9 graus deixou 87.000 mortos ou desaparecidos em Sichuan.
Veja também:
Terremoto no Peru é sentido em Cascavel, e prédio é evacuado
Forte terremoto sacode a costa da Nicaráguag1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *