Briga em prisão no Equador deixa 13 mortos
Presídio, a 80 km da capital Quito, já havia sido palco de rebelião com 44 mortos em maio. Organizações denunciam superlotação de prisões no país. Foto de maio no mesmo presídio, a 80 km de Quito, após uma rebelião que deixou 44 mortos.
Ministério do Interior do Equador/AFP
Uma briga em uma prisão no Equador, que vive uma onda de rebeliões em cadeias, deixou 13 presos mortos e dois feridos, informou o SNAI, órgão estatal responsável pelo sistema carcerário do país. O caso aconteceu na segunda-feira (18) em Santo Domingo de los Tsáchilas, província a 80 km de Quito.
Em maio, a mesma prisão foi palco de uma rebelião que deixou 44 presos mortos, entre eles dois venezuelanos, e 11 feridos, incluindo um policial. Na ocasião, 220 presidiários fugiram e quase todos foram recapturados.
“Lamentavelmente, o pessoal do Centro reporta no momento 13 PPL (pessoas privadas de liberdade) falecidas e dois feridos”, disse a entidade no Twitter.
Segundo o governo, o controle do presídio já foi retomado.
Mais cedo, o SNAI havia informado o registro de “uma briga no interior do centro” penitenciário de Santo Domingo, pelo que solicitou imediatamente o apoio da polícia, as Forças Armadas e o Ministério da Saúde.
Leia mais:
EM MAIO: Polícia recaptura maioria dos fugitivos após motim em prisão no Equador
EM 2021: Relembre rebelião que deixou 118 mortos no paísg1 > MundoRead More