De vendedora a gestora de fazenda: mulher se destaca no comando de propriedade rural em Goiás
Ao deixar a cidade pela vida no campo, Sônia Bonato e seu marido começaram do zero um cultivo de grãos. Ela assumiu a parte administrativa e com muito estudo conseguiu impulsionar o negócio. De vendedora a gestora de fazenda: mulher se destaca no comando de propriedade rural em Goiás
A administradora e produtora rural Sônia Bonato é uma das mulheres que vem se destacando no agronegócio.
Ela, que já foi vendedora de móveis, frutas e motos, comanda hoje uma fazenda de milho, soja e sorgo, em uma propriedade 160 hectares no município goiano de Ipameri.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Ao deixar a cidade pela vida no campo, ela e seu marido começaram do zero um cultivo de grãos. Sônia assumiu a parte administrativa e com muito estudo conseguiu impulsionar o negócio.
Ela já recebeu, inclusive, o Troféu “Mulheres do Agro”, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) – segundo lugar, na categoria pequena propriedade.
Em 2014, ela teve a ideia de reunir em um livro receitas e histórias de famílias do campo. Sônia levou a proposta para a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, que topou. O livro virou um festival de gastronomia, com prêmio e tudo.
Os melhores pratos ganharam as páginas da primeira edição. E, na segunda, uma das vencedoras foi justamente a criadora do projeto com uma receita de soja tropeira. Veja a seguir a receita completa:
Ingredientes
1 copo de soja (colhida no ano);
300 gramas de bacon;
600 gramas de linguiça calabresa;
8 dentes de alho;
1 cebola grande;
1 pimenta dedo de moça;
1 maço de cheiro verde;
1 maço de couve;
2 copos de farinha de mandioca.
Modo de fazer
Lave a soja e deixe de molho em água morna até dobrar de tamanho;
Em uma panela de pressão, frite um dente de alho em óleo, coloque dois copos de água, junte a soja e uma colher de sal, cubra com água e tampe a panela;
Deixe cozinhar por 15 minutos, desligue o fogo e aguarde esfriar;
Após isso, escorra a soja e reserve;
Em outra panela, frite o bacon e a linguiça picados, em seguida acrescente alho, cebola, pimenta, a soja escorrida, a couve e, por último, a farinha de mandioca aos poucos até obter o ponto de umidade desejado;
Dica da Sônia: o nível da água deve cobrir a soja para não correr o risco das cascas obstruirem a válvula da panela de pressão.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Ruralg1 > EconomiaRead More